简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Passeios

Alguns motivos para conhecer a linda Ilhéus

Postado em: 22/02/2019
Por: Fonte - Férias Brasil

Um dos points do surf do Nordeste brasileiro, Ilhéus também tem águas calmas, como as das praias dos Milionários, do Sul e de São Miguel, as preferidas dos nativos e dos turistas.

Foram os caprichos da natureza – o cacaueiro é tipicamente equatorial, mas em Ilhéus se adaptou melhor que encomenda – que permitiram à cidade atingir seu apogeu no início do século 20. As lembranças da época continuam presentes no Centro Histórico, repleto de casarões e palacetes erguidos pelos barões em estilo neoclássico.

Os antigos pontos de encontro dos ricos comerciantes também permanecem de pé, como o Bar Vesúvio e o Cabaré Bataclan, presentes nas obras do ilustre filho adotivo Jorge Amado. Em homenagem ao escritor, que tão bem retratou as belezas e as histórias da cidade, a residência onde passou a infância foi transformada em Casa de Cultura.

Até mesmo a primeira fábrica de chocolates caseiros do Nordeste funciona a todo vapor, oferecendo as delícias com recheios e formas diversas.

A riqueza histórica e cultural da região reflete na natureza. É em Ilhéus que fica a Estrada Parque, a primeira rodovia ecológica do país, com praias selvagens, manguezais, cachoeiras… tendo como ponto final a bela Itacaré, salpicada de praias desertas e protegidas por costões.

 

Centro Histórico

Casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico emolduram o Centro Histórico de Ilhéus e remetem aos tempos áureos do ciclo do cacau, no início do século 20. Entre os exemplares estão a Casa de Cultura Jorge Amado, instalada na residência onde o escritor morou; e os templos de São Sebastião e São Jorge dos Ilhéus. O passeio completo inclui ainda o Bar Vesúvio, que ganhou fama internacional com o romance Gabriela Cravo e Canela, e o cabaré Bataclan, hoje transformado em espaço cultural.

 

 

Fazendas de cacau

As fazendas de cacau de Ilhéus e região oferecem visitas guiadas que apresentam todo o ciclo do fruto, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita, fundamentais para a produção dos chocolates. Os tours costumam incluir degustações e ou refeições tipicamente baianas. As fazendas mais procuradas são Provisão, Yrerê e Primavera. Esta última foi cenário da novela Renascer e oferece ainda trilhas para caminhadas ecológicas, passeios de charrete ou a cavalo e visita a um pequeno museu que reúne objetos utilizados pelos artistas da novela e relíquias centenárias.

 

 

Circuito Jorge Amado

No Centro Histórico, a vida e obra do escritor baiano podem ser conhecidas em um roteiro a pé, com início na Casa de Cultura, antiga residência do escritor. Celebrizado no romance Gabriela Cravo e Canela, o Bar Vesúvio promove, no verão, uma encenação com os personagens Gabriela e Nacib. Ali, não tem quem não tire uma foto junto à estátua do autor. A um quarteirão está o Bataclan, antigo cabaré descrito por Jorge Amado. Comandada e frequentada pelos coronéis nos tempos áureos do ciclo do cacau, a casa sedia uma apresentação teatral às quartas, 20h30.

 

 

Fábrica de chocolate caseiro

A primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste fica a apenas oito quilômetros do centro da cidade. Conhecer todas as fases de produção das delícias é uma das atrações do espaço, que conta ainda com uma minifazenda e loja.

 

 

Lagoa Encantada

A visão da lagoa impressiona – são 6,4km² cercados por mata nativa de uma Área de Preservação Ambiental (APA). A 34 km do centro de Ilhéus (sendo 12 km em estrada de terra), a lagoa é acessível através das agências de turismo locais que oferecem um roteiro incluindo traslado, barco e refeições.

Um pequeno vilarejo, a Vila Lagoa Encantada, também oferece passeios de barco e canoa. Para conhecer toda a extensão da lagoa é se “encantar”, é preciso contratar um barco (que atravesse a vegetação que cobre a água) que leve até o “ponto final” da lagoa. Por lá, desembocam duas cachoeiras, uma de frente pra outra. A pedida é mergulhar no encontro delas e tomar uma relaxante ducha natural. Programe a volta para o fim da tarde – o pôr do sol é espetacular!

Os tours que saem de Ilhéus duram quatro, seis ou oito horas. Todos dão uma volta completa pela lagoa. A região oferece, ainda, duas trilhas demarcadas, com belos cenários.

 

Mercado de Artesanato de Ilhéus

O espaço oferece 71 lojas. Entre os destaques estão as camisetas pintadas a mão, as tapeçarias e as peças em crochê.

 

 

Morro de Pernambuco

Do local, que mais parece uma ilha, tem-se uma vista privilegiada das praias do litoral sul, Pedra de Itapitanga e a Pedra de Ilhéus, o Cristo, e a Baía do Pontal. Ainda no Morro de Pernambuco, é possível curtir o mar com tranquilidade na praia das Conchas, de cem metros de extensão e uma bela vista da Baía do Pontal, Praia da Avenida e Centro Histórico, em meio à vegetação nativa.

 

 

Praia dos Milionários

Uma das praias mais movimentadas de Ilhéus, a praia dos Milionários ganhou o nome em função das mansões dos barões do café que existiam neste trecho da orla. A extensa faixa de areia dourada e fina abriga coqueirais, além de grandes barracas e chuveiros. As águas calmas proporcionam banhos refrescantes. Fica a sete quilômetros do Centro.

 

 

Cururupe

Selvagem, com areias grossas e ondas fortes, a praia de Cururupe não é indicada para mergulhos – a opção é tomar banho no rio que leva o nome da praia. É procurada pelos adeptos do caiaque. Fica a 12 quilômetros do Centro.

 

 

Batuba

Considerada umas das mais bonitas praias da região, Batuba atrai surfistas que não dispensam as boas ondas que chegam a dois metros e meio de altura. A correnteza e as pedras não incentivam os banhos, porém, os bares e a beleza natural – coqueirais, areias douradas e recifes – tornam a visita obrigatória. Fica em Olivença e a 19 quilômetros do Centro de Ilhéus.

 

 

Acuípe

Em meio a fazendas de cacau, a praia de Acuípe apresenta uma paisagem peculiar, mesclando a vegetação de restinga com belos coqueirais. A paisagem conta ainda com águas claras e calmas e areia fofa. Fica em Olivença e a 33 quilômetros do Centro de Ilhéus.

 

 

Canabrava

Com dois concorridos resorts, a praia de Canabrava é bastante agradável, com poucas barracas e muitos coqueiros, além de recifes e ondas fraquinhas. Fica em Olivença e a 24 quilômetros do Centro de Ilhéus.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Outras
Notícias