简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Comes & Bebes

Antigo armazém virou bar e mirante no Carmo

Postado em: 12/04/2019
Por: Alex Ferraz

Você está no Centro Histórico, mais precisamente no Carmo e quer viajar ainda mais no tempo. Numa era que, apesar da idade, você mesmo tenha vivido. A era dos armazéns de secos e molhados, precursores dos hoje gigantescos supermercados. Tem um deles exatamente aí e virou bar, sem perder as características do passado.

Na entrada o cliente se depara com uma autêntico (verdadeiro, mesmo) ambiente de um antigo armazém de secos e molhados. Não faltam um balcão de madeira coroado por um tampão de mármore, prateleiras de madeira e, como não poderia deixar de ser, uma máquina registradora das antigas, cheias de botões prateados e que ainda funciona.

Este é o bar Cruz do Paschoal, que ganhou esse nome devido ao fato de ficar bem próximo ao oratório da Cruz do Paschoal, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, uma joia do Centro Histórico de Salvador. O armazém, hoje bar, foi fundado em 1952 pelo espanhol Porfírio Amoedo.

Passada a entrada, com seu clássico balcão, o cliente chega a uma espécie de terraço, com dezenas de mesas e uma estonteante vista para a Baía de Todos os Santos. Ali, são servidas bebidas diversas, além de excelentes tira-gostos e mesmo algumas refeições.

Não são poucos os soteropolitanos que frequentam habitualmente o local, até porque o bar é rodeado por verdadeiras relíquias residenciais seculares daquele bairro histórico.

Não custa lembrar que o estabelecimento é de um tempo em que os bairros de Salvador eram servidos basicamente por armazéns (não havia mercadinhos) e a clientela, toda da vizinhança, era tão confiável que o sistema de crédito eram anotações numa caderneta para cada um.

Chegar ao bar Cruz do Paschoal é fácil, pois ele está no Centro Histórico, num bairro que é diretamente ligado ao Pelourinho. Visite e curta mais um pouco da Salvador antiga, com atendimento muito atual.
Endereço: Rua Direita de Santo Antônio, 2 – Santo Antônio, Salvador

Compartilhar:

Outras
Notícias


Fatal error: Uncaught exception 'wfWAFStorageFileException' with message 'Unable to save temporary file for atomic writing.' in /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:30 Stack trace: #0 /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(650): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/home/bahianoi/...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 30