简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Comes & Bebes

A Bahia produz vinhos e dos bons

Juazeiro e Petrolina, nas margens do Rio São Francisco e próximos ao maior lago artificial no Brasil, o de Sobradinho, produzem vinhos de boa qualidade, que já fazem parte da carta de bons restaurantes brasileiros.

Postado em: 16/05/2018
Por: Adilson fonsêca

 

Para quem imagina que o Nordeste tem apenas caatinga e seca, vai se surpreender com o que brota desses campos no norte da Bahia, comuns apenas em regiões frias: uma rica uva, combustível para um bom vinho.

Juazeiro e Petrolina, nas margens do Rio São Francisco e próximos ao maior lago artificial no Brasil, o de Sobradinho, produzem vinhos de boa qualidade, que já fazem parte da carta de bons restaurantes brasileiros.

E porque não conhecer de onde vem esse vinho tão especial, saboroso, de bom aroma e que agrada a tantos paladares sofisticados? É o que propõe o Roteiro do Vinho, em algumas das principais fazendas produtoras, como a Ouro Verde, que fica próxima à Barragem de Sobradinho, no município baiano de Casa Nova.

A excursão dura em média cinco horas e pode-se acompanhar os diversos estágios da produção dos vinhos do selo Terra Nova, e de quebra, no passeio, apreciar a Barragem Hidrelétrica de Sobradinho com parada panorâmica para registro fotográfico do segundo maior lago artificial da América Latina em espelho d’água.

Vapor do vinho – O serviço funciona desde 2011e compõe o roteiro enoturístico, resultado da parceria entre as empresas: Fazenda Fortaleza (Fruticultura de Uva e Manga), Vinícola Terranova (Miolo Wine Group) e o Vapor do Vinho (Barca Rio dos Currais). Além do apoio promocional dos órgãos responsáveis pelo turismo nos estados da Bahia e Pernambuco sendo estes Bahiatursa e Empetur.

O Roteiro Enoturístico Vapor do Vinho sai de Juazeiro, do Centro de Informações Turísticas Vapor Saldanha Marinho e percorre o rio São Francisco até a eclusa na Barragem de Sobradinho, com visita a vinícola Miolo e direito a degustação de vinhos, brandy e espumantes.

As vinícolas – A Vinícola Vinibrasil, situada em Lagoa Grande (PE), está no polo produtor desde 2002. Possui grande aceitação entre os apreciadores da bebida e as marcas Paralelo 8, top com premiações internacionais, e os espumantes Rio Sol .

Em Casa Nova, no Norte baiano, o polo produtor de vinhos do vale tem na  Fazenda Ouro Verde, da Vinicola Miolo excelência em produzir marcas tradicionais, como Terranova, e a conceituada entre os amantes do vinho, Testadi tinto. A vinícola produz anualmente 2 milhões de litros entre vinhos e espumantes e gera 150 empregos diretos. O grupo Miolo trabalha com 11 marcas.

Compartilhar:

Outras
Notícias