简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Destinos Incríveis

Cabuçu, onde o Paraguaçu deságua no mar da Baía

Postado em: 08/12/2018
Por: Adilson Fonsêca

Não é muito distante e de lá dá para se ver parte de Salvador e das ilhas que compõem a Baía de Todos os Santos. Preto da foz do Rio Paraguaçu, que deságua no Recôncavo Baiano, a Praia de Cabuçu é uma daquelas surpresas que encanta pela beleza e simplicidade. A começar pelo seu acesso, passando pela cidade e Santo Amaro e indo em direção a Acupe, Itapema e a cidadezinha de Saubara, pequenas localidades que parecem e parado no tempo.

Em Cabuçu, uma extensa faixa litorânea de areia tão branca que dói nas vistas, o mar é tranquilo, com águas cristalinas. Não existem grandes estruturas urbanas, mas a simplicidade é a tônica que encanta todos que a visitam. A vila de Cabuçu, que pertence ao município de Saubara, é formada por antigos pescadores. Pequenas pousadas acolhem os visitantes, e restaurantes caseiros dão o tempero da gastronomia, feita de frutos do mar, como peixes, mariscos, caranguejos e guaiamuns.

Cabuçu tem águas apropriadas para a prática de esportes náuticos, como windsurf, esqui e vela. Localizada entre o mar e foz do Rio Paraguaçu, ´pe também um “berçário marinho”, produzindo desde aratu (crustáceo) a sururu (marisco). É conhecida popularmente como Praia do Oi, por ser a mais frequentada do município – geralmente por pessoas das cidades vizinhas que se conhecem. Seu nome na língua tupi significa marimbondo.

Saubara – A cidade é simples, com ruas calçadas em paralelepípedos, casas pintadas em diversas cores e um comercio simples, com a diversidade de atividades. Nas suas cercanias, as praias têm pequenas falésias, áreas de manguezais e de Mata Atlântica, com rios e cascatas, além de simpáticos vilarejos de veraneio. O local é perfeito para passeios ecológicos e para a prática de esportes náuticos, como a canoagem.

Como Chegar

De Salvador
– Até a cidade são 94 quilômetros indo pela BR-324 e entrando na rodovia que leva à cidade de Santo Amaro. De Santo Amaro seguir 5 quilômetros até o entroncamento com a BA-420, seguindo por esta mais 19km, em direção a Saubara.

Compartilhar:

Outras
Notícias