简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Deixe todo agito para trás e venha curtir Moreré

Deixe todo agito para trás e venha curtir Moreré

Publicado em: 03/03/2019
Por: Adilson Fonsêca


Quem viaja para o chamado Litoral Baixo Sul da Bahia ou a Costa do Dendê, ouve falar muito em Valença, Morro de São Paulo e até mesmo Boipeba. Mas entre esses roteiros já bastante badalados pelos seus encantos, um deles ainda é pouco divulgado, mas nem por isso perde em competitividade com os demais em atrativos naturais; a pequena localidade de Moreré, na Ilha de Boiopeba.

Moreré é uma pequena vila de pescadores que faz parte da Ilha de Boipeba, que integra o Arquipélago de Tinharé, na Costa do Dendê, junto com Morro de São Paulo. Para chegar à região, pode-se partir de Valença até a Ilha de Boipeba e desembarcar na Velha Boipeba, centro da ilha, e de lá fazer um percurso pela praia baixa, ou por trilas específicas na densa mata da região. Há vários trajetos viáveis. De Valença saem lanchas que podem aportar diretamente na vila.

Essa pequena vila de pescadores oferece recantos ainda quase virgens, mas propícios para o ecoturismo e para quem gosta de desfrutar de paisagens formadas por praias paradisíacas. Isso porque a localidade fica do outro lado da ilha e o seu acesso por terra é possível pela praia em horário de maré baixa ou por trilhas específicas em carro de tração ou trator. Mas o esforço compensa pára quem gosta de aventura, ou quem quiser mais conforto, por via marítima, a partir da Vila de Boipeba.

Na Ilha, contudo, existem, pousadas que ficam bem à beira mar, de onde o visitante pode não só se deslumbrar com a paisagem tranqüila, mas tomar banho de mar nas águas mornas e mansas, praticamente na porta da pousada.

Para quem chegar a esse paraíso, as opções variam desde vôos de taxi aéreo que sai do aeroporto de Salvador e leva 30 minutos até a pista da Fazenda Pontal, ou à forma mais rápida para chegar na ilha, da viagem de lanchas que saem Terminal Marítimo de Salvador e ir até a cidade de Valença , de onde saem lanchas rápidas para Ilha de Boipeba, ou aportar diretamente na localidade de Moreré.

Veja como ir:
Lancha – Com saída do porto ou praia da Ilha de Boipeba levando em média 25 minutos até a praia do Moreré, chegando em Moreré o desembarque é feito na praia de acordo com as condições da maré.
Trator com Jardineira – Com saídas da vila de Boipeba é preciso caminhar por 15 minutos até o ponto do trator, que dura em média de 20 minutos até chegar a praia do Moreré.

Chegar em Morere caminhando – Para quem gosta de caminhar é possível chegar a praia do Morere caminhando, sempre na maré baixa pela costa da ilha, a partir da vila de Boipeba seguir até o final da praia Boca da Barra onde inicia a trilha passando por uma região de mata, morros e arvores chegando até a praia do Tassimirim, seguir sempre pelo litoral até o final da praia da Cueira onde terá que atravessar o rio do Oritibe na maré baixa .

Compartilhar: