简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Passeios > Descobrindo os encantos que Arraial D’Ajuda tem

Descobrindo os encantos que Arraial D’Ajuda tem

Publicado em: 14/03/2019
Por: Fonte - Férias Brasil


Paulistas, israelenses, cariocas, holandeses… no sobe-e-desce da rua do Mucugê, seja na volta da praia ou no rolé noturno, a mistura de povos e origens dá o tom em Arraial d´Ajuda. Com tanta gente diferente – visitando ou ficando de vez – a vila reuniu com charme as influências dos quatro cantos do mundo. Tem loja indiana, bar baiano, restaurante tailandês… tudo, porém, respeitando a natureza – as coloridas construções têm pouquíssimas paredes e as árvores fazem parte da decoração.

Separada de Porto Seguro pelas águas do rio Buranhém, Arraial foi, por muitos anos, acessível apenas através de travessias de balsa. Hoje, uma estrada de asfalto liga a vila ao restante do mundo.

Arraial d´Ajuda Eco Parque

Em meio a uma reserva de Mata Atlântica, o parque oferece brinquedos para a garotada e serviço de praia para os pais. Além das atividades aquáticas – toboáguas, piscina de ondas e rio lento – tem programas radicais, como tirolesa, rapel, escalada, rapel e arvorismo. Na alta temporada acontecem shows com bandas de axé em alguns finais de semana.

Largo da Ajuda

O centro histórico da vila, tombado pelo Iphan, compreende a singela igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, erguida em 1551 e que abriga um mirante que descortina toda a Estrada da Balsa e o encontro do rio Buranhém com o mar. A construção, que fica em frente a uma praça, é emoldurada por casinhas simples e coloridas, algumas transformadas em lojinhas de artesanato, padarias e um aconchegante o café – o Café da Santa. Por lá também fica o Armazém Santo Antônio, com ambiente intimista e shows de forró e jazz.

Projeto Coral Vivo

A sempre agitada Rua do Mucugê ganhou mais uma atração: o Espaço Coral Vivo Mucugê, inaugurado em outubro de 2012. Por lá, estão expostas cinco espécies de corais encontradas na Bahia, como corais cérebro e corais-de-fogo. O espaço conta também com painéis visuais sobre a biodiversidade marinha e os recifes da região, telas interativas, mostra de fotografias, painéis informativos e vídeos. A entrada é gratuita e o espaço funciona de segunda a sábado, das 16h às 23h.

Rua do Mucugê

A Rua do Mucugê, que desde a década de 80 abriga as mais transadas lojas de artesanato de Arraial d´Ajuda, ganhou também bares, restaurantes e agitada vida noturna. No quesito compras, aposte nos artigos de decoração, roupas e acessórios – nas prateleiras, os destaques ficam por conta das peças trazidas da Índia e da Indonésia. Também no Beco das Cores, uma agradável viela na Rua do Mucugê, há lojinhas repletas de objetos artesanais e de bom gosto, cafeterias, restaurantes e música ao vivo. Entre as novidades está a Praça Caminho do Mar (ex-Pousada Caminho do Mar), inaugurado no verão de 2013, que reúne gastronomia, lojas, feirinha de artesanato e atrações musicais de quinta a domingo.

As praias de Arraial D’Ajuda

Praia de Taípe

A praia mais afastada e selvagem de Arraial d´Ajuda fica a cerca de duas horas de caminhada, partindo da vila. O cenário compensa: a praia abriga as mais imponentes e belas falésias do Sul da Bahia, chegando a 45 metros. Coloridas, têm nuances que vão do branco ao vermelho, passando pelo laranja e ocre, sem contar o verde da vegetação. No caminho há trechos desertos e outros com barracas para repor as energias.

Pitinga

A enseada emoldurada por falésias multicoloridas é famosa pelo charme de suas pousadas e barracas, como a Maré e a Flor de Sal. Com movimento menos intenso, Pitinga é acessível a pé – cerca de meia hora de caminhada a partir de Mucugê – ou de carro (dez minutos por estrada de terra a partir do centro).

Parracho

Ponto de encontro de jovens, Parracho tem um gigantesco clube de praia (Uíki Parracho) com bares, espreguiçadeiras, atividades esportivas e música o dia todo. No verão, promove festas concorridas.

Apaga-Fogo

A primeira praia da vila fica próxima às balsas e foz do rio Buranhém. É lá que funciona o Arraial d´Ajuda Eco Parque, um parque aquático repleto de toboáguas e piscina de ondas. A praia tem infraestrutura de barracas que oferecem equipamentos para a prática de esportes náuticos, como windsurfe e caiaque.

Mucugê

Praia central de Arraial d´Ajuda, Mucugê é repleta de barracas de praia e fica lotada de famílias e ambulantes na alta temporada e no verão. As piscinas naturais são boas para banhos e a prática de esportes náuticos. No verão, é cenário de luaus e raves que varam a madrugada.

Araçaípe

Bastante tranquila, é rodeada por pousadas – cenários perfeitos e concorridos para casamentos – e agradáveis quiosques. Na maré baixa ganha piscinas naturais, perfeitas para o mergulho com snorkel. O bar do Corujão oferece boas caipirinhas e um happy hour com pé na areia quase todo dia.

Praia dos Pescadores

A praia fica entre o Araçaípe e o Ecoparque e é frequentada principalmente por moradores do Arraial. É um trecho protegido, com mar calmo, repleto de barquinhos de pescadores. A maior atração é o visual, seguida pela Barraca do Nel – os peixes frescos, como badejo, dividem a atenção com o arroz de polvo.

Compartilhar: