简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Em Cabrália, um paraíso que os alemãs descobriram na Copa

Em Cabrália, um paraíso que os alemãs descobriram na Copa

Publicado em: 12/04/2019
Por: Adilson Fonsêca


Não foi à toa que os alemães, durante a Copa de 2014, escolheram o local como vila esportiva para treinamento. Sossegado, confortável e com uma exuberante paisagem, natural, a Vila de Santo André, ás margens do rio São João de Tiba, em Santa Cruz de Cabrália, é um daqueles lugares que nasceram para ficar na história.

O aeroporto mais próximo é justamente o da vizinha e paradisíaca Porto Seguro, a 25 quilômetros de Santa cruz Cabrália, e onde se chega por uma rodovia margeando as praias. De Santa Cruz, que guarda as mesmas características de Porto Seguro, por ter sido também o berço do Descobrimento do Brasil, se atravessa o Rio São João de Tiba para se chegar, dois quilômetros depois, à Vila de Santo André.

Antes, contudo, de pegar a balsa, um olhar sobre a história de Santa Cruz Cabrália, seus monumentos históricos e sua beleza natural debruçada sobre o mar cristalino da Costa do Descobrimento. Mas ai é outra etapa da viagem… Do outro lado do rio, ante a exuberância da paisagem, dá para entender porque Cabral se encantou com a Terra de Sana Cruz.

Em Santo André, da rua de terra do vilarejo, que bordeja a barra do rio, dá paraver os barquinhos coloridos de madeira com o mangue viçoso ao fundo, e logo depois a região da praia, escondida pelas casas e pousadas pé na areia.

Desertas em sua maioria, quase selvagens, ideal para quem quiser recarregar suas baterias, com conforto e rusticidade ambiental. E ali perto, em passeios de barcos, pode-se chegar às encantadoras cidades de Belmonte a Canavieiras pelos canais do rio Pardo, no delta do Rio Jequitinhonha.

Como chegar

De Porto Seguro até Santa Cruz Cabrália são 30 minutos (25 quilômetros) por uma estrada margeando as praias, passando por Coroa Vermelha e indo até o porto das balsas.

A balsa funciona das 6h à 0h30. Das 6h às 19h a travessia é feita a cada meia hora, partindo das duas margens. Das 19h30 à 0h30 há uma balsa por hora – de Cabrália para Santo André às 19h30, 20h30, 21h30, 22h30, 23h30 e 0h30; de Santo André a Cabrália às 20h, 21h, 22h, 23h e 0h.

Compartilhar: