简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Em Salvador é assim: o carnaval começa com pré e termina com pós

Em Salvador é assim: o carnaval começa com pré e termina com pós

Publicado em: 08/02/2019
Por: Adilson Fonsêca


Oficialmente o carnaval de Salvador começa na quarta-feira à noite, com a abertura oficial da festa, pelo prefeito da cidade. Este ano, a data oficial é 27 de fevereiro, com previsão de término da festa na madrugada de 06 de março, na Quarta-Feira de Cinzas. Mas como a capital baiana inova em tudo, principalmente nas suas, manifestações culturais, o carnaval, considerada a maior festa popular do Brasil, começa uma semana antes, no sábado (23), com o Fuzuê, seguindo no domingo, com o Furdunço, pausa na segunda, para recarregar as energias, e segue na terça, com o Pipoco.

Apesar do calendário oficial só ser iniciado na quarta-feira, não há como engessar a ansiedade dos foliões, baianos e turistas, pelo início da festa. E por isso mesmo, nos últimos anos, o “jeitinho baiano” conseguiu estabelecer uma data que antecede a própria festa, o chamado pré-carnaval.

O pré- carnaval

O primeiro dia de pré-carnaval acontece no final de semana antes da folia momesca e conta com desfiles de bandas de sopro, percussão e batucada. Todas bandas de chão que arrastam famílias inteiras lembrando o melhor dos antigos carnavais, sempre com muitos grupos culturais, folclóricos e tradicionais. O número de atrações do Fuzuê vem crescendo a cada ano, e número de pessoas fantasiadas também. Ambas as festas, tanto Furdunço quanto Fuzuê, ocorrem no Circuito Orlando Tapajós criado em 2016, nos sentidos fluxo (Barra/Ondina), e contra fluxo (Ondina/Barra).o, dia 23, no trecho entre o Farol da Barra, até Ondina, no chamado Circuito Orlando Tapajós. Nesse trecho bandas de chão permitem a participação de famílias inteiras nas ruas, lembrando o melhor dos antigos carnavais, sempre com muitos grupos culturais, folclóricos e tradicionais. O sentido é Barra/Ondina, entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra.

 

Furdunço – A criatividade do baiano permitiu a continuidade da festa no dia seguinte, só que no sentido inverso do fluxo, saindo de Ondina (Clube Espanhol) até o Farol da Barra. É o Furdunço. O segundo dia de pré-carnaval conta com bandas e grupos artísticos, além de equipamentos eletrônicos como os minitrios e acontece desde 2016.

Pipoco – Como o carnaval oficialmente ainda não terá começado nessas datas, a segunda-feira é dia normal em Salvador, mas fica difícil esperar até a quarta-feira à noite, data da abertura oficial da festa e por isso mesmo, na Barra, acontece mais um dia de festa, com a edição do Pipoco, na noite de terça-feira, onde algumas atrações desfilam na Barra sem cordas, permitindo que todos possam participar da festa.

O pos – carnaval

Arrastão da quarta – Há muitos anos, à meia noite de terça-feira, o carnaval de rua em Salvador era encerrado. Posteriormente esse encerramento foi realizado com o encontro de trios elétricos, na Praça Castro Alves, depois se estendendo até a Barra e atualmente, além dos dois eventos entre a noite de terça até as primeiras horas do amanhecer da quarta-feira, a festa é prorrogada até meados da tarde da Quarta-Feira de Cinzas, com o Arrastão, feito inicialmente pelos tribalistas de Carlinhos Brown, e posteriormente seguidos por Ivete Sangalo, Cláudia Leite e Léo Santana, entre outras estrelas do carnaval de Salvador.

Compartilhar: