简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Destinos Incríveis

Iguaí, um cantinho especial escondido no interior da Bahia

Postado em: 11/05/2018
Por: Adilson Fonsêca

Para quem gosta do turismo rural e de aventura, e descobrir noivos roteiros, não há melhor opção. Com nada menos que 600 nascentes de pequenos rios, cortado pelo grande Rio Gongogi e com um cartel de 180 cachoeiras e cascatas,vales e serras, o município de Iguaí fica entre duas regiões desenvolvidas – Ilhéus e Vitória da Conquista, entre as regiões Sul e Sudoeste do Estado.

Está a 497 quilômetros de Salvador, a 130 km de Ilhéus e a 120 km de Vitória da Conquista, mas se diferencia pelo desenvolvimento do ecoturismo. São várias trilhas que encantam, como as do Rio Preto, com mais de nove cachoeiras; a do Riachão de Camberiba, com as belíssimas cachoeiras de Bequinha e de Dino; do rio do Silvano, com mais de 15 cachoeiras; do rio dos Índios e Gongogi, onde o visitante se deslumbra com um cenário de rara beleza natural com vales, serras e corredeiras.

Com uma grande quantidade de rios, montanhas, cachoeiras e formações rochosas ideais para o turismo ecológico e de aventura, Iguaí ainda é um município com pouca infraestrutura urbana, com pousadas pequenas e restaurantes. Mas é na zona rural, repleta de fazendas de gado leiteiro e de corte, além de plantações de cacau e cana-de-açúcar que o turista tem contato direto com a vida no campo,aproveitando as trilhas e passeios que o potencial da região oferece.

Cachoeiras e serras – A pouco mais de três quilômetros da cidade existe a cachoeira situada no encontro dos rios Preto e Gongogi. Ali foi construído um balneário, que funciona desde 1996. É importante, contudo, estar sempre acompanhado de guias que conhecem as trilhas da região.Além da Cachoeira do Rio Preto/Goingogi, outro local muito procurado é o “véu de noiva”, que é uma queda d’água, onde os banhistas se refrescam nas águas vindas do Rio Preto.

Um dos pontos de maior atração fica na Serra do Ouro, a 20 quilômetros da cidade, com seus 1.226 metros de altitude, de onde se vislumbra belíssima vista panorâmica. Outro ponto é a Serra do Jaguar, com 1.220 metros, cujo nome se refere à existência de onças no local, na época em que ainda existiam indígenas que habitavam a região. Outras elevações são as Serra das Sete Voltas, nos limites com o município de Poções e Nova Canaã, Serra de Altamira, na divisa com o município de Dário Meira, Serra da Água Verde, Serra do Rio Preto, Serra da Água Vermelha, Serra do Tomba Morro, Serra da Água Bela e Serra das Piabas.

Como chegar

Saindo de Salvador:Distância: 497 km
– (Via BR 101) – BR 324 até Feira de Santana, BR 101 até Itabuna, BR 415 até Ponto de Astério e BA 262.
-(Via BR 116) – BR 324 até Feira de Santana, BR 116 até Poções, e BA 262 até Iguaí.

Onde ficar
– Hotel Fazenda Princesa Ester
Ribeirão das Flôres
Telefone: (73) 3271-2128 / 8812-7811
E-mail: nelo@terraviagens.com.br
– Pousada Albatroz
Rua Miguel Vieira Ferreira, 100
telefone (73) 3271 2191
– Hotel Dias
Rua Bráulio Novaes, nº 51 – Centro.
Telefone: (73) 3271 3121
– Pousada Cabral
BA 71 – Terminal Rodoviário
Telefone: (73) 3271 2448

Compartilhar:

Outras
Notícias