简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Destinos Incríveis

Mercado Modelo, não deixe de visitar

Você já foi à Bahia? Não? Então vá! E se aqui estiver, não se esqueça de dar uma passadinha no Mercado Modelo, o mais completo centro de artesanal de Salvador,

Postado em: 08/02/2019
Por: Adilson Fonsêca

Você já foi à Bahia? Não? Então vá! E se aqui estiver, não se esqueça de dar uma passadinha no Mercado Modelo, o mais completo centro de artesanal de Salvador, e se deliciar com as inúmeras atrações que vai encontrar.

Tudo pode começar numa roda de capoeira, ainda na área externa, passando pelas batidas de limão ao pé do balcão, saboreando pititinga frita, aquele peixe miúdo salgado, acompanhada de um molho de pimenta “lambão” e uma cerveja bem gelada.

É no Mercado Modelo, essa construção neoclássica de 1860 e que passou anos em obra para ser finalmente inaugurada em 1912, que baianos e turistas, principalmente aos sábados, podem passear pelos seus corredores e conhecer as mais variadas peças do artesanato da Bahia.

São peças talhadas com rara maestria, principalmente do Recôncavo baiano, feitas em madeira, louça, barro e pano, e ainda aproveitar ouvir o zum zum zum do berimbau, os atabaques das rodas de capoeira e depois subir ao primeiro andar para saborear a culinária baiana, com as moquecas de frutos do mar dos restaurantes Camafeu de Oxóssi e Maria de São Pedro.

No velho Mercado, o visitante e o baiano podem conhecer um pouco do subterrâneo da construção, por onde entram as águas do mar da Baía de Todos os Santos e ainda desfrutar de uma deslumbrante pôr do sol tendo como fundo os mastros dos saveiros e barcos da Rampa do Mercado e do outro lado, o Elevador Lacerda.

Além da sua tradição como centro artesanal e turístico de Salvador, o Mercado Modelo tem um a curiosidade: ao longo dos 105 de funcionamento, sofreu quatro grandes incêndios – 1917, 1922, 1943 e 1969 – vindo a ser reinaugurado em 1984. Com 263 lojas e boxes, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Compartilhar:

Outras
Notícias


Fatal error: Uncaught exception 'wfWAFStorageFileException' with message 'Unable to save temporary file for atomic writing.' in /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:30 Stack trace: #0 /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(650): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/home/bahianoi/...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 30