简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Destinos Incríveis

Mucuri, no limite do Estado, e com praias ainda virgens

Postado em: 23/11/2018
Por: Adilson Fonsêca

Ele é o último baluarte do turismo de praia na Bahia, em direção ao Sul, e a última fronteira da chamada Costa das Baleias, já na divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santos, a 903 quilômetros da capital. E por isso mesmo é bastante freqüentado por paulistas, mineiros, capixabas, goianos, brasilienses e poucos baianos da capital.

Mas é esse distanciamento dos grandes centros urbanos que faz de Mucuri, município no Extremo Sul da Bahia, com pouco mais de 40 mil habitantes, um paraíso ainda a ser descoberto por turistas… e baianos.

O município possui 35 quilômetros de praias urbanas e virgens com falésias e inúmeros coqueirais. A vila fundada em 1769 com o nome do seu padroeiro, São José de Porto Alegre, sofreu diversas modificações para chegar até a atual divisão política vigente. Seu nome tem origem na língua tupi e é o nome de uma madeira abundante no local.

Nos seus 35 quilômetros de praias, existem opções para todos os gostos, desde longas extensão de areia dura e sem pedras, por onde se pode circular de bugres, motos e um bom passeio de bicicleta, até falésias com mais de 20 metros de altura que se debruçam sobre a praia. Dentre as praias as mais conhecidas são as da Costa Dourada, Praia da Barra, Praia da Cacimba do Padre, Praia Vila, Praia de Mucuri, Praia do Por do Sol, Praia do Sossego, Praia dos Coqueiros e Praia dos Lençóis.

Na Praia da Costa Dourada, a mais freqüentada, ass falésias chegam a mais de 15 metros de altura e formam um colorido dourado com a luz do sol. Plantações de eucalipto e fazendas de gado dividem o espaço que um dia foi ocupado pela Mata Atlântica. As praias são recortadas por riachos e paredões, e protegidas pelo difícil acesso entre os eucaliptos. Algumas ainda apresentam vegetação nativa com frutas silvestres e exóticas como cambucá, pitanga, caju e manga, acrescentando à paisagem ingredientes como aroma e sabor tropical.

Como chegar
Saindo de Salvador não tem como chegar, pois basta seguir pela BRF-324 até Feira de Santa e de lá pela BR-101 até próximo à divisa com o Espírito Santo. De avião o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro. Para quem vem do Sul a opção é o aeroporto de Vitória (ES).

Existe ainda a opção do Aeroporto da cidade de Teixeira de Freitas, a 100 quilômetros de distância, com vôos indo e vindo de Salvador e Belo Horizonte e São Paulo em aviões de médio porte como o ATR da Embraer ou turbo hélices com 70 a 90 passageiros.

Compartilhar:

Outras
Notícias