简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Destinos Incríveis

Neste pós-Carnaval, que tal Trancoso ou Lençóis? São ótimas opções

Postado em: 08/03/2019
Por: Adilson Fonsêca

Passado o carnaval, a Bahia continua a oferecer opções turísticas para os mais diversos gostos e bolsos. Apesar do fim da alta estação, com o término do verão, o outono reserva boas surpresas para quem visitar não só Salvador, mas o interior do Estado. E a localidade de Trancoso, em Porto Seguro, prepara um grande festival de música clássica, no final do mês.

Consolidado como um dos eventos culturais mais requisitados do Sul da Bahia, o Música em Trancoso tem como objetivo inserir a comunidade da região em todas as atividades programadas, musicais e educativas. Para atender ao público de moradores com baixa renda, o Mozarteum Brasileiro, o Festival de Música de Trancoso será realizado de 23 a 30 de março.

Em 2019, o Música em Trancoso levará para o Sul da Bahia mais de 300 artistas, entre solistas instrumentistas, cantores e integrantes de grandes orquestras, a maioria de reconhecimento internacional. As oito noites de espetáculos contemplam os programas: Música Sinfônica (23/03), Zarzuela + Opereta (24/03), Jazz Latino (25/06), Elba canta Dominguinhos (26/03), Paula e Jacques Morelenbaum em um tributo a Tom Jobim (27/03), Música de Câmara (28/03), Réquiem – G. Verdi (29/03) e Música Sinfônica + Terra Brasilis (30/03). Sempre às 18h30, no Teatro L’Occitane.

Como sempre ocorre, a organização do festival programou a realização de concertos gratuitos na Praça do Bosque e aulas de iniciação musical em escolas públicas de Trancoso e Arraial d’Ajuda. Jovens que já têm familiaridade com instrumentos orquestrais também poderão participar das master classes conduzidas por músicos internacionais.Voltadas especialmente para crianças, haverá duas apresentações lúdicas e interativas da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro – OAMB na Praça do Bosque, nos dias 26 e 28 de março. O primeiro dia será com uma camerata de cordas, com peças de Mozart e Vivaldi. Já o dia 28 será dedicado a músicas de cinema.

Lençóis – Na Chapada Diamantina tem o festival de Lençóis, que este ano entra na sua 30ª edição, e deverá acontecer no final de maio, a exemplo do que ocorreu no ano passado, quando foi mudada a data de final de outubro para o feriado do final de maio. O festival é uma das melhores opções do inverno na Chapada Diamantina e Lençóis, a principal cidade da região, dispõe de uma boa infraestrutura hoteleira.

O festival já é tradição na Chapada Diamantina e nas suas 19 edições já recebeu nomes importantes da música popular brasileira. Na edição de 2018, por exemplo, se apresentaram Saulo, Àttooxxá, Nátalia Cunha, Maria Rita, Jau, Banda Spectro entre outros nomes. Nas edições anteriores, o evento contou com bandas como Patu Fu, Los Hermanos, Cordel do Fogo Encantado, Lobão, Vanessa da Mata, Baiana System, entre outros.

Semana Santa – A Feira dos Caxixis, de 18 a 21 de abril, em Nazaré das Farinhas, que é rica em exposições e comercialização de artesanatos feitos em barros e coroa os eventos da Semana Santa em todo o Estado. Tanto em Nazaré, como no centro de produção da localidade de Maragogipinho, na vizinha cidade de Aratuípe.

Compartilhar:

Outras
Notícias