简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Paramana, o outro lado da Ilha dos Frades

Paramana, o outro lado da Ilha dos Frades

Publicado em: 04/07/2019
Por: Adilson Fonsêca


Quando se fala de Ilha dos Frades o primeiro pensamento é direcionado para a Praia de Ponta de Nossa Senhora, única na Bahia a ter recebido o selo de Bandeira Azul Internacional, por causa da sua balneabilidade e excelente conservação. Essa ilha, contudo, a segunda maior da Baía de Todos os Santos – perde apenas para Itaparica – reserva também surpresas deliciosas e convidativas para baianos e turistas. Uma delas é Paramana.

Localizada na parte central da ilha dos Frades, a Praia de Paramana ainda mantém intacta um trecho de Mata Atlântica. É um vilarejo onde predominam as casas de pescadores e extrativistas, marisqueiras e alguns poucos veranistas. Frequentada mais por moradores das cidades do Recôncavo, a praia é propícia para a prática da pesca, do mergulho e de outros esportes náuticos, onde, durante a maré baixa, oferece piscinas naturais, em função da presença de recifes.

Por estar do outro lado da Ilha, de costas para Salvador, a Praia de Paramana, assim como todas as outras da Ilha dos Frades, tem o acesso mais fácil a partir da cidade de Madre de Deus, pela BR-324, passando por Candeias e de lá até o Terminal Marítimo da Petrobrás, de onde saem com frequência embarcações.

Uma das surpresas é que nos períodos de chuva, a água acumulada nas partes mais altas da ilha escorrem em direção ao mar, num trajeto esculpido pela natureza entre pedras e barrancos formando uma espécie de queda d’água, falsas cachoeiras que duram só alguns dias. São quedas d`água temporárias, mas que fazem a festa da criançada e dos visitantes, principalmente depois de um bom banho de mar.

Paramana faz parte dos oito quilômetros de extensão da Ilha dos Frades. O grande atrativo é o pequeno vilarejo de pescadores. O lugarejo é bastante movimentado nos finais de semana e concentra algumas barracas que oferecem petiscos variados aos turistas. As piscinas naturais e um trecho de Mata Atlântica, com riachos e pequenas corredeiras são outras atrações dessa bela praia.

Como chegar

Só se chega na Ilha dos Frades pelo mar. E isso vale para suas paradisíacas praias: Ponta de Nossa Senhora, Viração, Loreto e Paramana. Existem, contudo, duas formas de se chegar ao local. A mais rápida é através de escunas que partem do Centro Náutico da Bahia. Durante a travessia, se tem uma belíssima vista de várias outras ilhas da Baía de Todos os Santos.
Há também a opção de seguir de Salvador para Madre de Deus através da BR-324, sentido Feira de Santana. São 32 km até o entroncamento com a BA-522, em direção a Candeias, e mais 20 km até o centro de Madre de Deus. Daí é possível pegar pequenos barcos que levam até diversos pontos. Na ilha não há grandes hotéis. A hospedagem é geralmente oferecida em casas de nativos e pequenas pousadas bastante simples.

Compartilhar: