简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Passeios

Prado, praias, natureza e tranquilidade. Muita tranquillidade!

Postado em: 22/02/2019
Por: Fonte - Férias Brasil

Cidade com maior infraestrutura da Costa das Baleias, Prado tem praias emolduradas por coqueirais, areias finas, falésias coloridas e riachos. São 84 quilômetros de orla com recantos para todos os gostos – alguns semi desertos, como Quati e Tororão; e outros agitadíssimos quando chega o verão, leia-se praias da Paixão, Novo Prado e Prado, repletas de barracas e quiosques.

Os passeios de barco são famosos na região e conduzem a cenários variados: dos corais em alto-mar, perfeitos para a prática do mergulho; aos manguezais repletos de flora e fauna nativas.
Já em terra firme, o centro da cidade surpreende com um preservado casario do século 19 em meio a ruas de paralelepípedo.

São dezenas de casinhas geminadas coloridas, que abrigam residências e, no caso do Beco das Garrafas, os melhores restaurantes de frutos do mar da região – a gastronomia, aliás, é um dos pontos fortes de Prado. No final do dia, mesas e cadeiras ocupam as calçadas à espera do movimento.

As praias de Prado

1- Novo Prado

A um quilômetro do Centro, Novo Prado é repleta de pousadas e casas de veraneio espalhadas por ruas de terra. O movimento é grande no verão em função das barracas. A praia tem extensa faixa de areia grossa, boa para caminhadas.

2- Praia da Paixão

A praia da Paixão é bastante procurada pela boa infraestrutura emoldurada por falésias, pedras e riachos. A Estrada Litorânea que liga Prado a Cumuruxatiba começa nela e tem linda vista, com falésias enormes, repletas de coqueiros. Um pequeno rio, paralelo à orla, separa a faixa de areia da área onde ficam as barracas. Fica a 13 quilômetros do Centro.

3- Prado (ou do Centro)

Na alta temporada, a praia central oferece barracas com música, coqueiros, areia fofa e dourada e muitas ondas. Shows animam a área no verão.

4- Praia da Barra

O nome vem do encontro do mar com o rio Jucuruçu, que forma extensas enseadas. Os destaques ficam por conta dos coqueirais, das ondas fortes, da extensa faixa de areia (boa para caminhadas) e das águas refrescantes do rio. Fica a três quilômetros do Centro.

5- Praia da Viçosa (da Amendoeira)

Entre as praias da Paixão e do Farol, a pequena enseada é tranquila e protegida por recifes. No cenário sem barracas imperam coqueiros, uma solitária amendoeira, falésias e um riacho. Fica a dez quilômetros do Centro.

6- Praia das Ostras

O canto esquerda descortina uma bela vista degradée das falésias. O mar mansinho e a piscina natural formda pelo rio das Ostras são ótimos para banhos. Fica a 20 quilômetros do Centro.

7- Tororão

O principal atrativo de Tororão é a cascata de água doce que cai na praia. O cenário é incrementado ainda por recifes, falésias e mar calmo. Fica a 18 quilômetros do Centro e tem uma barraca que serve petiscos.

8- Lagoa Pequena e Lagoa Grande

A praia da Lagoa Pequena, ao sul, tem uma pequena faixa de areia e algumas barracas e restaurantes. Ao norte, na praia da Lagoa Grande, o banho também pode ser de água doce – a lagoa de águas escuras junta-se com o mar na maré alta.

Passear de barco pelo rio Jucuruçu

O tour é feito em canoas ou pequenos barcos, sempre acompanhados por guias. Com duração de cerca de duas horas, o passeio tem como atrativos o encontro do rio com o mar e as paradas no manguezal para observação das variadas flora e fauna locais. Destaque para os caranguejos e os aratus, incrivelmente vermelhinhos!

Ver as baleias jubarte

Entre os meses de julho e outubro, a região recebe a ilustre visita das baleias jubarte, que seguem para as águas quentes do sul da Bahia para acasalar e amamentar os filhotes. De barco, é possível chegar bem perto dos dóceis animais, que capricham nas acrobacias.

Mergulhar

Barcos levam aos recifes próximos à praia de Guaratiba, apreciados na maré baixa. Perfeitos para o mergulho com máscara e snorkel, revelam corais, tartarugas marinhas e várias espécies de peixes. O Monte Pascoal, cartão-postal da região, emoldura o cenário. Empresas locais oferecem os passeios.

Compras

Na feira de artesanato montanda na praça do centrinho tem de tudo. Mas no ateliê do artista plástico Agadman e de seu filho Agman, escultor, estão lindas telas, entalhes, esculturas e móveis em peças únicas de madeira. Tudo muito colorido! O espaço funciona em uma belíssima casa de vidro e madeira, de frente para o mar. Vale agendar uma visita!

Compartilhar:

Outras
Notícias