简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Passeios

Que tal um passeio a Cumuruxatiba?

Postado em: 22/02/2019
Por: Fonte - Férias Brasil

Um dos destinos mais encantadores da Costa das Baleias, a vila de Cumuruxatiba se diferencia das cidades vizinhas como Prado, Caravelas e Alcobaça, pela rusticidade. Suas praias – boa parte emoldurada por falésias e coqueirais e entrecortadas por riozinhos – são praticamente desertas o ano todo, garantindo o sossego e a tranquilidade. O cenário só muda um pouco na faixa de areia que batiza o arraial, cercada por amendoeiras, parcéis perfeitos para um mergulho, algumas barracas e as ruínas de um antigo píer de madeira.

Descobrindo Cumuruxatiba

Caminhar pelas praias na maré baixa

A melhor maneira de conhecer as praias da região é caminhando. Aproveite a maré baixa para explorar boa parte da orla, quase sempre emoldurada por coqueiros e falésias, como as praias de Imbissuaba e do Moreira – esta, acessível por uma fazenda particular. Dá para ir andando, também, até à praia do Rio do Peixe, onde estão as pousadas mais charmosas de Cumuru. Para chegar à Barra do Caí, porém, é melhor estar motorizado, mas dê uma circulada a pé a para mergulhar nos rios de água doce que cortam a faixa de areia.

 

Mergulhar

Os parcéis que contornam a praia da vila são perfeitos para mergulhos com máscara e snorkel. Também merecem atenção os coloridos recifes de Itacolomi e os corais do Pataxó. Já os adeptos do mergulho de garrafa devem seguir para o arquipélago de Abrolhos, a 70 quilômetros da costa, com rica vida marinha, cavernas e costões.

 

Ver as baleias jubarte

Entre os meses de julho e outubro, a região recebe a ilustre visita das baleias jubarte, que seguem para as águas quentes do Sul da Bahia para acasalar. De barco, é possível chegar bem perto dos dóceis animais, que capricham nas acrobacias. Os passeis acontecer na parte da manhã e as embarcações partem da praia da vila (Cumuruxatiba).

 

Praias

Barra do Caí

A praia deserta é considerada uma das mais bonitas de Cumuruxatiba, com falésias, coqueiros e riozinho que desemboca no mar. Fica a 18 quilômetros da vila.

 

Japara Mirim

O cenário da praia semideserta, a nove quilômetros de Cumuru, é formada por falésias, coqueiral e manguezais. É procurada para a prática da pesca e esportes à vela. Tem acesso pela estrada sentido Prado ou em uma caminhada pela praia.

 

Praia do Moreira

O acesso à praia é feito por uma fazenda,sem sinalização, a três quilômetros de Cumuruxatiba. Deserta, oferece coqueiros e areia clarinha. Na maré baixa, os corais contrastam com a água esverdeada.

 

 

Areia Preta

A enseada de areias escuras é contornada por falésias – no topo de uma fica o restaurante Catamarã, que exibe lind vista. Tem locais propícios para banho mas, em outros, os corais exigem cuidado. Há piscinas naturais durante a maré baixa. Fica a dois quilômetros da vila.

 

Dois Irmãos

As ondas fracas atraem os adeptos do windsurf e do caiaque, enquanto a larga faixa de areia torna a praia ótima para caminhadas – atividade perfeita para apreciar as falésias. Fica a dois quilômetros de Cumuruxatiba.

 

 

Compartilhar:

Outras
Notícias