简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Destinos Incríveis

Senhora da Ajuda, a primeira igreja de Salvador

Postado em: 29/03/2019
Por: Adilson Fonsêca

O Centro Histórico de Salvador sempre surpreende. E nas suas ruas estreitas há sempre um pedaço da história da fundação da cidade, em 1549, e da Bahia e do Brasil colonial. E é na Rua da Ajuda, atrás da famosa Rua Chile, que essa história pode ser revivida nas paredes e altares da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, a primeira a ser construída dentro dos muros da cidade.

Ela pode ter passado despercebida, pois fica fora do roteiro tradicional dos turistas, que estão a caminho do Pelourinho, mas na história da fundação da Cidade do Salvador, em 1549, ela é presença marcante e até os nosso dias, pois foi historicamente, a primeira catedral erguida no Brasil e a primeira habitação dos jesuítas no Brasil. Foi construída pelo Padre Manuel da Nóbrega, sendo a Igreja Matriz da primeira paróquia de Salvador, e elevada à condição de primeira catedral do Brasil, em 1552.

A sua arquitetura em estilo neogótico-neomanuelino, pouco visitada pelos turistas, é de imensa beleza, reflete a arquitetura colonial dos portugueses do século XVI. Entre colunas góticas e clássicas, os padres José de Anchieta, Antonio Vieira e Manuel da Nóbrega, o seu fundador, fizeram pregações e rezaram missas. A igreja chegou a ser invadida pelos holandeses, no século 17, e demolida em 1912, para alargamento da rua. Foi reconstruída em 1914 e inaugurado em 1923.

A Igreja tem a imagem de Nossa Senhora da Ajuda, que veio de Portugal com os navios de Thomé de Souza e mantém, restaurados, os velhos altares da antiga igreja remontam aos séculos 17 e 18, assim como o púlpito original usado muitas vezes pelo Padre Antônio Vieira.

O que ver
– Altares dos séculos XVII e XVIII
– Púlpito usado pelo padre Antonio Vieira nas suas missas e pregações
– Imagem de Nossa Senhora das Ajuda datada do século XVI que chegou a Salvador com Thomé de Souza (fundador da Cidade do Salvador)

Compartilhar:

Outras
Notícias


Fatal error: Uncaught exception 'wfWAFStorageFileException' with message 'Unable to save temporary file for atomic writing.' in /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:30 Stack trace: #0 /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(650): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/home/bahianoi/...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 30