简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Passeios > Sítio do Conde. Vá lá! Você vai se surpreender

Sítio do Conde. Vá lá! Você vai se surpreender

Publicado em: 14/03/2019
Por: Fonte - Férias Brasil


Escolhida como um dos cenários do filme “Tieta”, Conde guarda 40 quilômetros de praias contornadas por coqueirais, dunas, rios e manguezais. Alguns trechos são bastante desertos na baixa temporada, como Baixio, uma vila de pescadores salpicada de coqueiros; Poças, com muitos recifes e piscinas naturais; e Siribinha, com barracas rústicas e um pequeno riacho. Já na alta estação e nos finais de semana, as praias mais estruturadas tornam-se pontos de parada de ônibus de excursão – é o caso de Subaúma, com restaurantes e casas de veraneio; e Barra do Itariri, banhada também por um riozinho que proporciona deliciosos banhos de água doce.

Passeios de barco levam a manguezais e praias cercadas por coqueirais e dunas branquinhas

O cartão-postal da região é Sítio do Conde, um vilarejo a seis quilômetros do centro, com praia de areias finas e repleta de quiosques que ficam lotados no verão – mas para quem procura sossego, basta caminhar um pouco para encontrar cenários paradisíacos.

Os adeptos do naturismo marcam presença na praia de Massarandupió, bastante reservada, com dunas e coqueiros enfileirados por toda a extensão da areia. Por ali, é obrigatório tirar a roupa próximo ao estacionamento.

Mesmo quando a noite cai, Sítio continua movimentada. Diversos bares com música espalham-se pela Passarela da Cerveja e o burburinho não tem hora para terminar.

Entre os passeios imperdíveis está o de barco pelo rio Itapicuru. Os canais, utilizados no passado para o transporte de mercadorias, abrigam hoje um santuário de manguezais onde é praticada a pesca artesanal.
O tour inclui paradas para banhos e uma delas é feita na área conhecida como Cavalo Russo, um trecho do rio Pirangi próximo à praia de Siribinha, cercado por coqueirais e dunas de areias brancas que chegam a vinte metros de altura.

Redondezas

Além de curtir as praias do Sítio do Conde, uma indicação é se deslocar de barco ou carro, quando possível, até os vilarejos vizinhos que se distanciam alguns quilômetros e revelam paisagens deliciosas como a Barra Nova, rico em manguezais; a Vila do Conde com construções antigas e o Cavalo Russo com uma duna gigante

Poças

Este é considerado o mais antigo vilarejo da região. Banhado pelo rio Itapiciru, é um lugarejo pacato, envolto por estradas de terra. Um dos principais passeios é o de barco que leva até o estuário e a foz do rio, onde estão praias banhadas pelo rio e mar. Fica a 6 km da vila.
Barra Nova

Barra Nova

Barra Nova é repleta de manguezais e lagoas, o que contribui para a farta pesca dos camarões e peixes que abastecem os restaurantes do entorno. Apresenta rica vegetação nativa, sendo um dos ecossistemas mais produtivos do mundo.

Vila do Conde

Aqui está a maior parte da história da região, abriga construções antigas, como uma igreja do século XVII chamada Nossa Senhora da Matriz e um cruzeiro com um exuberante mirante, da onde se descortina grande parte do povoado.

Cavalo Russo

Fica próximo à Barra de Siribinha e à foz do rio Itapicuru. Se destaca por abrigar manguezais e lagoas que levam a passeios de aventura inesquecíveis. O principal atrativo é uma duna de 20 metros, chamada de “cavalo russo” e onde os turistas podem descer escorregando até cair direto nas lagoas refrescantes.

Cachoeirinha

Localizada a 8 km da Estrada dos Coqueiros está Cachoeirinha, é uma propriedade particular aberta à visitação. A deliciosa cachoeira lá encontrada permite momentos relaxantes. A infraestrutura conta com restaurante, bar e pousada.

Rio de Pedras

O Rio de Pedras é o responsável pelo abastecimento de água dos moradores. As águas claras e geladas refrescam banhistas, além de oferecer espaços agradáveis nos bares e restaurantes do entorno. Fica a 1 km da Linha Verde.

Compartilhar: