简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Comes & Bebes

Um museu para você ver e saborear o melhor da comida típica da Bahia

Postado em: 11/04/2019
Por: Adilson Fonsêca

Frutos do mar, leite de coco e azeite de dendê, formam a espinha dorsal da culinária baiana, mais presente em Salvador e no Recôncavo Baiano. Essa marca registrada” deixada como herança pelos antigos escravos africanos, com uma mistura herdada dos povos indígenas, deu à Bahia, mais particularmente a Salvador, uma distinção única e inigualável, no conjunto da culinária brasileira, que a faz conhecida e apreciada em todo o mundo.

E como não poderia deixar de ser, esse dom do baiano em temperar seus pratos, dando-lhes um inigualável sabor, é ensinado de geração em geração, e passado para o mundo da gastronomia. O Museu da Gastronomia Baiana, iniciativa do Senac-Bahia, que funciona no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, busca não apenas mostrar as qualidades da culinária baiana, mas ensinar um pouco da sua história, buscando valorizar os diferentes sistemas alimentares da Bahia nos contextos históricos, culturais, sociais e gastronômicos.

É organizado com exposição de longa duração e exposição temporária (vitrine-homenagem); restaurante-museu; loja-museu Doces & Livros; Galeria Nelson Daiha, espaço dedicado à art-food. As profundas relações entre as cozinhas da Bahia e as cozinhas de Angola mostram que durante as travessias do Oceano Atlântico aconteceram muitas trocas, interpretações e invenções de receitas, tanto da Costa da África para o Brasil quanto do Brasil para a Costa da África.

A herança – O dendê de Angola para a Bahia e a mandioca da Bahia para Angola destacam cozinhas que ganharam diálogos, referências, identidades; e ainda o reconhecimento dos seus valores patrimoniais. O Museu da Gastronomia Baiana é pioneiro no Brasil e na América Latina. Tem como missão informar, valorizar e divulgar a comida da Bahia nos seus mais variados contextos, com foco no olhar patrimonial agregado ao olhar gastronômico. No Restaurante-museu-escola o visitante pode comer um rico e variado cardápio de pratos salgados e doces que atestam as cozinhas que vão do Recôncavo até o Sertão.

Serviço
Considerado um dos melhores bufetts de comida típica do país, o museu-restaurante, no Pelourinho, mostra ao visitante que é possível saborear os melhores pratos da culinária baiana em um casarão colonial, localizado em um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador, o Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. São 40 pratos e 12 sobremesas diferentes, servidos para até 180 pessoas.

Museu da Gastronomia Baiana

Localização: Praça José de Alencar, 13/19 – Largo do Pelourinho, Salvador
Funcionamento: de segunda a sexta, das 09h às 17h30. Sábados, das 09h às 15h.
Tel.: +55 71 3324.8118
Site: http://www.ba.senac.br/museu
E-mail: museu.gastronomia@ba.senac.br

Compartilhar:

Outras
Notícias


Fatal error: Uncaught exception 'wfWAFStorageFileException' with message 'Unable to save temporary file for atomic writing.' in /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:30 Stack trace: #0 /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(650): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/home/bahianoi/...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 30