简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Destinos Incríveis

Um por do sol ambientado com a história da Bahia

Postado em: 08/02/2019
Por: Adilson Fonsêca

Por do sol em Salvador é algo tão rotineiro que pode ser apreciado em qualquer lugar, em qualquer dia e nos mais diferentes ambientes. Mas um por do sol tão próximo das águas da Baía de Todos os Santos, em um ambiente que remonta à segunda metade do século XVIII, não se encontra em qualquer lugar e muito menos em qualquer cidade.

Entre um prato de frutos do mar, acompanhado de um bom vinho, em um ambiente rústico mas aconchegante, e tendo ao fundo as águas translúcidas da Baia de Todos os Santos, fica ao alcance de quem quer conhecer os segredos da Bahia. E esse segredo se chama Solar do Unhão, localizado na Avenida de Contorno, praticamente debruçado nas águas da baía, e onde parte de Salvador fez história.

O solar constitui-se de um expressivo conjunto arquitetônico, integrado pelo Solar, pela Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais privativo, aqueduto, chafariz, senzala e um alambique com tanques. No local funciona também o Museu de Arte Moderna da Bahia. Ali residiu em1690, o Desembargador Pedro Unhão Castelo Branco e a propriedade ainda guarda de forma intacta, os, painéis de azulejo português e o chafariz. A capela é de1740.

O conjunto foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na década de 1940. Posteriormente, foi adquirido pelo Governo do Estado para sediar o Museu de Arte Moderna da Bahia. Após um trabalho de restauração com projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, o MAM foi inaugurado em 1969, oferecendo oito salas de exposição, teatro-auditório, sala de vídeo, biblioteca especializada e banco de dados.

Ambientação – Entre um passeio pelas galerias do museu, que sempre tem um tipo diferente de exposição, uma visita à capela, pode ver os resquícios do que foi o período açucareiro na Bahia, com o velho trapiche ainda bem conservado, que serviu como depósitos de mercadorias destinadas ao porto de Salvador e, mais tarde, como quartel para os fuzileiros navais que serviram na Segunda Guerra Mundial.


Do lado de fora do conjunto arquitetônico do Solar do Unhão, o visitante pode ver o Parque das Esculturas, uma exposição a céu aberto inaugurada em 1997. À beira-mar encontram-se obras contemporâneas de autoria de Bel Borba, Carybé, Chico Liberato, Emanoel Araújo, Fernando Coelho, Juarez Paraíso, Mário Cravo Júnior, Mestre Didi, SanteScaldaferri, Siron Franco, Tati Moreno e Vauluizo Bezerra.
Nesse ambiente histórico e marcado pela magia das águas da Baía de Todos os Santos, sempre ocorrem JAMs, que são apresentações musicais em formatos mais descontraído, de jazz, blues, soul e MPB, sempre aos finais de tarde. E para coroar essa visita, nada melhor que degustar de um pouco da gastronomia local, feita à base de frutos do mar, tendo como cenário ao fundo a Baía de Todos os Santos.

Compartilhar:

Outras
Notícias


Fatal error: Uncaught exception 'wfWAFStorageFileException' with message 'Unable to save temporary file for atomic writing.' in /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:30 Stack trace: #0 /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(650): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/home/bahianoi/...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /home/bahianoi/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 30