简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Passeios

Vem pra Bahia e escolha a sua praia preferida

Postado em: 12/01/2019
Por: Adilson Fonsêca

Você sabe que verão na Bahia é antes de tudo sinônimo de praia, sol e muita diversão. Com um litoral de 1100 quilômetros (o maior do Brasil), com uma diversidade geográfica, desde praias de mar aberto, orlada por extensos coqueirais, a manguezais, águas interiores nas foz de rios, ilhas e penínsulas e enseadas, o litoral baiano é um dos mais concorridos do País para quem quer curtir o verão.

De Salvador ao Litoral Norte, às ilhas da Baía de Todos os Santos, à Península de Maraú, onde se estaca as praias de Morro de São Paulo, ao litoral Sul, com Iracaré e Porto Seguro. A Bahia oferece praias extensas, e paradisíacas, piscinas naturais em meio a corais, falésias gigantescas e multicoloridas, vilarejos de pescadores e cidades históricas, com características que fazem com o que o litoral baiano esteja entre os principais destinos turísticos do país.

Além de toda beleza natural, essas localidades contam com uma boa infraestrutura de hotéis, restaurantes, bares e casas noturnas que agitam ainda mais as férias de quem decide escolher a Bahia como destino no verão. Conheça algumas das principais atrações do imenso litoral baiano:



Porto da Barra

É considerada a principal praia de Salvador, na entrada da Baía de Todos os Santos e onde a esquadra do português Thomé de Souza desembarcou para a fundação da Cidade do Salvador, primeira capital do Brasil, em 1549. De águas mornas, limpas e tranquilas, fica no bairro mais badalado da capital, a Barra. Ótima para o nado, mergulho e de onde se tem uma das mais belas vistas do pôr do sol na Baía de Todos os Santos.

Ponta de Nossa Senhora
Na Ilha dos Frades, a segunda maior da Baía de Todos os Santos e que faz parte do Município de Salvador, a pouco mais de uma hora de lancha ou escuna. É a primeira praia do Nordeste a obter o Selo Azul Internacional de Qualidade. Além do imenso azul e transparência de suas águas, possui histórias do tempo do Brasil Colônia.

Praia do Forte
No Litoral Norte, no município de Mata de São João. Lá fica a sede do Projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas. Além da praia, a vila temática é um passeio à parte. Fica na Linha Verde, estrada litorânea a pouco mais de 140 quilômetros de Salvador em direção ao Norte do Estado.

Praia do Espelho
É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, EM Trancoso, município de Porto Seguro, no Litoral Sul do Estado, a 790 quilômetros de Salvador. A localidade encanta pela variação de cores de suas águas cristalinas nos dias ensolarados, que podem ser admiradas da areia ou, do alto das falésias. Na maré baixa, piscinas naturais se revelam.

Praia do Rio da Barra

Também em Trancoso, é a praia dos nativos da região e é ideal para os aventureiros, pois só é alcançada em caminhada de mais de 40 minutos, a partir de Arraial da Ajuda. Ótimo lugar para curtir o sossego. De um lado, a foz de um rio, de outro as falésias.

Praias do Havaizinho e Engenhoca

A meio caminho entre Camamu e Ilhéus, essa praia, no município de Itararé, no Litoral Sul da Bahia, a cerca de 400 quilômetros de Salvador, é alcançada por uma trilha de 15 minutos no meio da Mata Atlântica, a partir do km 12 da rodovia BA-001.

Já a Engenhoca é uma praia considerada o point de surfistas, pois tem boas ondas. Chega-se a ela com a mesma trilha (cerca de 30 minutos) que leva até a praia de Havaizinho, que está na metade do caminho.

Praia de Taipu de Fora (Maraú)

A Península de Maraú, na chamada Costa do Dendê, é chamada de a Polínésia Brasileira, por suas inúmeras ilhas, praias, enseadas. Faz parte da Baía de Camamu, a terceira maior do Brasil e a de maior profundidade. E em Barra Grande, a Praia de Taipu de Fora é um dos destinos mais procurados, rivalizando-se com as ilhas de Boipeba e Morro de São Paulo.

Chegar nesta praia não é fácil. É preciso pegar um barco ou lancha a partir de Camamu até a Vila de Barra Grande. A partir de Itacaré, são 55 quilômetros, 30 deles em estrada de terra. Encare o caminho difícil, pois quando você estiver mergulhando nas melhores piscinas naturais da região, cheias de vida marinha, verá que terá valido a pena.

Ponta do Carumbaú

Mesmo na alta temporada, a tranquilidade reina na Ponta do Corumbau. A localidade fica próxima ao município de Prado e Alcobaça, e próxima à Reserva Monte Pascoal, no Extremo Sul do Estado. O local é de difícil acesso e para chegar lá, os visitantes chegam em passeios de barco, a partir de Caraíva ou Cumuruxatiba, ou por 57 quilômetros de estrada de terra. A praia de Corumbau, a mais bonita da região, estende-se pela foz do Rio Corumbau, com águas calmas e esverdeadas.



Morro de São Paulo

Na Ilha de Tinharé, Morro de São Paulo é um destino conhecido no mundo inteiro. Mas dentre as praias da ilha, a do Encanto é a mais isolada (e a mais bela) de Morro de São Paulo. Melhor escolher algum meio de transporte como as jardineiras que circulam entre as praias.

Boipeba e Moreré

Na contramão da intensa badalação de Morro de São Paulo, a ilha de Boipeba oferece tranquilidade, como as águas tranquilas e mornas da

Praia da Cueira, uma das melhores para o banho de mar sem a preocupação com a hora. E ali perto, Moreré, onde com a maré baixa, o mar recua bastante, encalha alguns barcos e forma várias piscinas naturais. A partir da Boca da Barra, o trajeto até Moreré leva 40 minutos de barco ou 1h30 a pé.

Compartilhar:

Outras
Notícias