简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Na dúvida onde curtir o São João? Na Bahia tem na capital e no interior

Na dúvida onde curtir o São João? Na Bahia tem na capital e no interior

Publicado em: 11/06/2019
Por: Adilson Fonsêca


Do forró pé de serra, com o trio de instrumento – sanfona, triangulo e zabumba – aos ritmos mais tradicionais como o baião, o xote e o xaxado, das músicas em estilo caipiras, ou com acompanhamento de guitarras, baixo e bateria, os ritmos ditados para baianos e turistas a partir de agora e até o final de junho, é o junino, formado pela tríade de santos da Igreja Católica: Santo Antônio, São João e São Pedro, celebrados nos dias 13, 24 e 29 de junho, respectivamente.

Para forrozeiros e iniciantes, contudo, a festa já começou em algumas localidades e casas noturnas de Salvador. Mas é a partir da trezena de Santo Antônio, de 1º a 13 de junho, que os festejos adquirem maior visibilidade, tanto na capital como em quase todos os 417 municípios do Estado. Em muitas cidades, as festas são dedicadas a um dos três santos, como em Canudos, terra de Antônio Conselheiro, no coração do Raso da Catarina, cujo padroeiro é Santo Antônio, ou em Piritiba, na Chapada Diamantina, onde os festejos são em louvor a São Pedro.

Mas o baiano, sempre criativo, reverencia com festas os três santos e por isso o mês de junho se transforma em um grande arraiá junino, com festas, comidas e bebidas típicas e forrró para todos os estilos. Aproveite:

Capital e Região Metropolitana

Em Salvador o palco principal da festa é nas ruas, becos e ladeiras do Centro Histórico, entre a Praça da Sé e o Pelourinho. Mas para quem quer curtir a festa com uma viagem curta, as cidades de Camaçari, São Francisco do Conde são tradicionais em grandes festejos.

Recôncavo

A escolha é difícil, ante a tradição festeira das cidades de Cachoeira, com sua tradicional Feira do Porto, nas margens do Rio Paraguaçu, a Guerra de Espadas, em Cruz das Almas e os forrós com grandes estrelas nas cidades de Santo Antônio de Jesus e Amargosa, em espaços públicos e privados.

Baixo Sul e Vale do Jiquiriça

A cidade de Valença sempre é uma opção, pois é dali que partem os passeios para Morro de São Paulo, Boipeba, e Península de Maraú, onde se pode alinhar os festejos juninos com praias e belezas naturais. Mas ali perto, o Vale do Jiquiriçá oferece uma série de opções ao longo do caminho que liga as BRs 101 e 116, passando pelas cidades de Jiquiriça, Cravolândia, Elísio Medrado, Laje, Milagres, Mutuípe, Santa Inês, São Miguel das Matas, Ubaíra, Itiruçu até Jaguaquara.

Sudoeste

Você pode escolher de Jequié a Ipiau, passando por Dário Meira e Itagibá, ou ir comer uma tradicional carne do sol em Itororó e apreciar um dos mais tradico0nais festejos juninos, em Ibicuí. A cidade referência é Vitória da Conquista.

Oeste

As distânciuas são longas, mas para quem está de férias e dispõe de tempo, o São João de São Desidério, a pouco mais de 40 quilômetros de Barreiras, é considerado um dos mais tradicionais. Já nas margens d Rio São Francisco, onde ele se encontra com o seu maior afluente na Bahia, o Rio Grande, a cidade de Barra é a melhor opção.

Sul

Perto do centro de Ilhéus, o distrito de Olivença alia praias belíssimas com um dos maiores festejos juninos da região. Um pouco mais ao sul, a cidade de Itamaraju também é uma opção para os forrozeiros.

Norte – I

Senhor do Bonfim, com sua Guerra de Espada, Euclides da Cunha ou Juazeiro, esta última nas margens do Rio São Francisco. No mesmo trajeto pelas BRs 116 ou 407, se chega a uma dessas cidades para curtir o São João na sua forma mais tradicional, com muita carne de bode assado, licor, milho e amendoim. As festas acontecem nas sedes e distritos da zona rural.

Norte – II

Já no extremo Norte, Paulo Afonso e seu complexo hidrelétrico formado pelo Rio São Francisco, é uma espécie de capital do forró na Bahia. A cidade toda vira um imenso arraiá, com grupos de forrozeiros e as tradicionais quadrilhas se apresentam quase que diariamente na cidade. Nessa região ainda existem grandes festejos nas cidades de Jeremoabo, e mais para o litoral, nas cidades de Esplanada e Entre Rios.

Compartilhar: