简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > A Bahia também tem um roteiro de boas cervejas. Experimente!

A Bahia também tem um roteiro de boas cervejas. Experimente!

Publicado em: 07/08/2020
Por: Adilson Fonsêca


Acarajé (e o seu irmão, o Abará), com muita pimenta e camarão. Sorria, você está na Bahia. Moqueca de peixe e frutos do mar, com azeite de dendê e leite de coco. Sorria, você está na Bahia. Roteiro religioso, onde o sincretismo dá as cartas, permitindo o convívio harmonioso de todas as religiões, e um roteiro cultural, que mistura axé, pagode, arrocha, samba e, forró e rock. Sorria, você está na Bahia.

Se você acha que a Bahia tem só essas referência vai se surpreender com o que mais lhe aguarda. Salvador em particular tem algumas surpresinhas que vale à pena conferir. Uma delas é o roteiro das cervejas artesanais de muito boa qualidade que a capital baiana oferece aos baianos e turistas. São locais temáticos que oferecem conforto e uma geladinha feita com receitas que se tornam um segredo de estado nessa terra cheia de contrastes e de uma culinária tão rica. Nesses locais, muito mais que o lúpulo, o malte, a leveduras e a água, que compõem a cerveja, prevalece o jeito baiano de ser.

Verdade que a caipiríssima e sua irmã caipirosca são insuperáveis,principalmente quando preparadas com frutas da estação como umbu, seriguela, cajá e outras mais, mas para abrir o apetite ou para acompanhar um acarajé ou uma moqueca apimentada, a bola da vez são as cervejas artesanais, com receitas próprias, que vão desde sabores mais amargos até alguns com notas de frutas. Em Salvador, é crescente o movimento cervejeiro, com lugares que reúnem à mesa tanto os experts quanto os leigos no assunto, que querem só “molhar o gogó” como se diz aqui num bom baianêz.

Veja aqui algumas dicas de onde degustar essa bebida que existe há mais de seis mil anos. Com a diferença que na Bahia ela também pode ser apreciada ao inigualável por do sol da Orla Atlântica ou da Baía de Todos os Santos. Dentre tantos lugares, cinco deles chamam a atenção para tomar uma boa cerveja e entender melhor da cultura cervejeira de Salvador.

Bar da Proa

A Cerveja Proa está em aproximadamente 80 estabelecimentos baianos e em Salvador você a encontra em muitos restaurantes e bares. Mas o mais legal é que acabam de abrir um bar sensacional na Pituba, uma embaixada Proa, para inspirar o público soteropolitano a desafiar seu paladar e conhecer diferentes cervejas artesanais. O local foi criado para promover as cervejas da marca e o espírito craft perante o público baiano.

São 15 torneiras com as cervejas de linha Proa, sazonais e outras exclusivas, criações contra a maré da mesmice da mestre cervejeira e proprietária da Proa, Débora Lehnen. No tap tem também um gin da casa. Proa Salvador tem em sua estrutura uma unidade da Cozi, forneria de pizzas típicas napolitanas harmonizadas com as cervejas servidas. O carro-chefe dos rótulos é Carrie Nation (American IPA).

Serviço

Rua das Hortênsias, 288 – Pituba,.

Aberto de Terça e Quarta – de 17h às 22h. Quinta-feira – de 17h à 0h. Sexta e Sábado – de 17h à 1h. Domingo – de 17h às 22h


Chopp Shop Artesanal

O Chopp Shop é um bar cheio de estilo que dispõe de dez torneiras de cervejas da Bahia, Brasil e do mundo afora. A parede de giz, de frente para o balcão, indica: On Tap! É nela que você irá identificar uma lista com as opções disponíveis no cardápio, numeradas de um a dez, com a porcentagem alcoólica, o amargor e o custo de cada uma delas. Umas mais refrescantes outras mais excêntricas. Cervejas Ale, Sour, Bock, Wess, Larger, IPA e APA. Tem para todos os gostos, difícil mesmo é escolher entre tantas opções.

Serviço
Rua Flórida, 235. Graça
Funcionamento: de terça a quinta, das 17h às 22h. Sexta e Sábado, das 17h às 23h. Não abre aos domingos.

The Bunker

Um lugar onde beber cerveja é mais que um momento de descontração, mas uma experiência completa: assim é o The Bunker – Beer Culture, localizado na rua Alexandre Herculano, na Pituba – ladeira que é parada obrigatória para quem gosta de fazer aquele tour gastronômico pela cidade de Salvador. A Bahia é representada por outras alternativas inusitadas como a Apocalipse do São João, da Feyh Bier, que leva licor de jenipapo em sua composição e tem teor alcoólico de 9%, e a Itapuã, da Água de Meninos, feita com tapioca.

Serviço
Rua Alexandre Herculano – Pituba
Funcionamento: de terça a domingo, de 17h às 00h

Peritus Bar

O Peritus Bar proporciona aos soteropolitanos um ambiente que traz a mistura de Minas com Bahia, como forma de identidade, num ambiente convidativo, confortável e bem localizado (Pituba). O Peritus Bar foi criado para que todos tenham interesse em saber mais sobre o mundo cervejeiro, propondo para a capital baiana mais um espaço para os apaixonados por cerveja e também para os apreciadores de diferentes sabores e estilos.

Na carta de bebidas, os clientes poderão apreciar quatorze torneiras plugadas com cervejas de diferentes marcas, estilos e rótulos. Sempre com as melhores cervejas artesanais do Brasil e do mundo. É cerveja para todos os gostos: Pilsen, IPA, Stout. A ideia do nome Peritus (perito em latim) é que os clientes tornem-se peritos do seu próprio paladar!

Serviço
Endereço: Rua das Dálias, 540 Pituba
Funcionamento: Terça a quinta 18h à 00h. Sexta 18h à 01h. Sábado 16h à 01h. Domingo 15h à 22h

Rhoncus Pub & Beer Store

É uma loja e um pub com cervejas artesanais e uma programação musical puxada para o pop rock. Sempre tem algum som rolando de quinta a sábado no Rhoncus, que conta com diversas opções de cervejas nacionais e importadas em um ambiente rústico e aconchegante, decorado com bandeiras e camisas esportivas. Um pub moderno, inspirado nos europeus, com pista de dança e espaços reservados para ficar a dois ou entre amigos.

Serviço
Rua Oswaldo Cruz – Rio Vermelho

Lebowisk Bar

Um bar especializado em cerveja e diversão, no bairro mais boêmio da cidade. Combinação perfeita! O Lebowisk Bar oferece mais de 100 rótulos de cerveja artesanal. Nossa dica é a cerveja Labareda, da Corujas, que é defumada com pimenta. O bar recebe pocket shows interessantes e djs locais. Diversão na certa.

Serviço
Rua da Paciência, 127, Rio Vermelho,

Aberto das 20h às 3h. (Às sextas e sábados das 21h às 6h. Fecha de domingo à terça).

Compartilhar: