简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Sem categoria > Itacaré é mais que praias. Tem o Festival de sabores

Itacaré é mais que praias. Tem o Festival de sabores

Publicado em: 09/07/2018
Por: Adilson Fonsêca


Pense num lugar que possua as mais belas praias, as mais inesperadas trilhas, uma reserva ambiental das mais diversificada, uma vida noturna badaladíssima e uma paisagem natural de tirar o fôlego. Agora junte tudo isso com uma gastronomia de encher os olhos e o estômago, onde a diversidade é tamanha que se torna quase impossível se escolher qual o melhor cardápio.

Pois se pensou em Itacaré, acertou. Essa espécie de paraíso, a 422 quilômetros de Salvador, roteiro dos mais badalados e famosos astros da música, dos esportes, entre os quais o craque Neymar, juntou a todos esses atrativos um festival de sabores, onde a gastronomia remete o visitante a um verdadeiro paraíso da degustação.

Durante quatro dias – 12 a 15 de julho – o Festival Sabores de Itacaré terá como um dos condutores o chef internacional Peruano ,Brict Perez , que vai apresentar diversas receitas durante o evento, dentre os quais pratos inéditos, como o Lomo Saltado, Arroz Chaufa, Planchas de Polvo, Sudado de Peixe, além de Pisco Sour e Chilcanos. Com formação em gastronomia peruana e alta cozin​h​a nas Universidades Libertador e Gastrotur do Peru, Perez realizou treinamentos de cozinha peruana em restaurantes de Lima-Peru com o intuito de ensinar o verdadeiro sabor da cozinha tradicional.

O festival gastronômico contará com 40 restaurantes participantes, que apresentam o melhor da gastronomia de Itacaré. Com a curadoria de Elibia Portela, o evento acontecerá em diversos pontos da cidade, com pratos individuais e servindo até quatro pessoas. Cada estabelecimento utilizará os produtos da agricultura familiar para a composição dos pratos, valorizando os saberes e fazeres dos Chefs e Cozinheiros Locais.

O evento é uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo com patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural através da CAR Governo da Bahia. O Festival tem o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré e da Faculdade Madre Thais.

Diversidade – Visitar Itacaré é se deliciar com a diversidade que se faz presente em todos os setores da cidade, entre o Oceano Atlântico e o Rio de Contas. São nada menos que 56 restaurantes com as mais variadas especialidades, 16 pizzarias, 11 cafés, duas creperias, além de cinco tapiocarias, sete sorveterias, 30 lanchonetes, três restaurantes vegetarianos, dois sushis e três pontos de vendas do acarajé.

E hospedagem não é problema na cidade, uma vez que dispões de 66 hotéis, 41 casas de temporada, cinco hostes, quatro propriedades rurais, 18 flats e três campings. A vida social também é agitada e diversificada, com 19 bares e duas boates e músicas ao vivo em diversos bares e nas calçadas.

Como chegar

De avião

O aeroporto mais próximo fica em Ilhéus, a 72 quilômetros de Itacaré.

Táxis e agências de turismo oferecem serviço de transfer do aeroporto até Itacaré

De carro

Vindo de Ilhéus, acesso pela Rodovia Ilhéus-Itacaré (BA-001)

Vindo de de Salvador, o caminho mais curto é pegar o ferry boat até Bom Despacho e, de lá, seguir pela BA-001

· De ônibus

Da rodoviária de Ilhéus saem ônibus da Viação Rota . Já a empresa Águia Branca tem linhas que levam a Bom Despacho e Feira de Santana.

Compartilhar: