简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > A rústica e bela Nova Viçosa, perto do arquipélago de Abrolhos

A rústica e bela Nova Viçosa, perto do arquipélago de Abrolhos

Publicado em: 10/05/2019
Por: Adilson Fonsêca


A Bahia tem tantos atrativos, que muitos deles passam quase que despercebido dos próprios baianos. Em meio à exuberância de Porto Seguro, Arraial da Ajuda, Trancoso e Caraíva, a pequena cidade de Nova Viçosa, no extremo Sul do Estado, surpreende pela rusticidade de algumas praias e pelo ambiente pacato de um lugar que ainda não foi incluído nos principais roteiros turísticos.

Nova Viçosa é um município situado a 814 quilômetros de Salvador, na região turística definida como Costa das Baleias, que compreende ainda os municípios de Prado, Caravelas e Mucuri, no Extremo Sul do Estado. Tem uma população de pouco mais de 40 mil habitantes e tem como principal atrativo as praias, muitas delas ainda selvagens e sem infraestrutura turística.

O principal atrativo é o fato de que Noiva Viçosa, segundo as cartas náuticas, é o lugar na Bahia que mais se aproxima do Arquipélago de Abrolhos, o santuário das Baleias Jubarte. A primeira reserva ecológica marinha brasileira, criada em 1983. O arquipélago é formado por cinco ilhas e atrai turistas e pesquisadores do mundo inteiro entre os meses de julho a novembro, quando pé o período de acasalamento das baleias, que se deslocam do Atlântico Sul para as águas quentes do litoral baiano.

Mas o município tem outros atrativos, como as praias , que são as principais atrações da cidade como algumas se destacando por serem as mais freqüentadas, como as da Costa do Atlântico, Lugar Comum, Pau Fincado, Pontal da Barra, Praia do Sabacuí. São paisagens de uma grande diversidade com praias, propicias para a prática de esportes náuticos, rios, caudalosos e de água limpa, restingas e manguezais preservados.

Praia Lugar Comum – Praia urbana com muitos coqueiros e árvores espalhadas próximo a orla. É bem organizada e possui diversos estabelecimentos gastronômicos, que funcionam no período noturno em épocas de alta temporada. Água de coco, camarão, peixe e petiscos são os principais itens da culinária baiana local. Conta com áreas sombreadas, ótimas para descansar nos bancos de madeira construídos na praia. Há um bom espaço para a prática de esportes como peteca, vôlei, frescobol, futevôlei, beach tenis. O mar tem águas tranquilas, de coloração acinzentada e perfeita para os banhistas.

Praia Pau Fincado – Muito frequentada, principalmente em época de alta temporada. Localizada na Avenida Oceânica, recebeu esse nome por causa de uma praça que se chama Pau Fincado. Tem um enorme espaço de areia de cor dourada, perfeito para realizar esportes como futebol e vôlei de praia. As águas são calmas e proporcionam um banho maravilhoso. Em qualquer período de maré pode-­se aproveitar o vai e vem de suas ondas fracas. Conta com uma boa infraestrutura turística com barracas que servem moquecas, peixes e outros frutos do mar, além de ambulantes que vendem objetos de artesanato.

Praia Pontal da Barra – Está localizada próximo a foz do rio Peruípe. Algumas barracas servem deliciosos pratos da culinária baiana, mas os turistas podem encontrar também árvores como pitangueiras e cajueiras e degustar seus frutos. As areias são alvas e batidas e as águas transparentes e calmas. Em sua orla, existem algumas casas de veraneio, pousadas e um pequeno paredão com pedras. Quando a maré está baixa, bancos de areia se formam juntamente com lagoas naturais perfeitas para os banhistas, entre o rio e o mar. É uma praia bem reservada, apropriada para pessoas que gostam de tranquilidade.

Como chegar

Via Terrestre – Pela BA-001, saindo da cidade de Prado, percorrendo 20 quilômetro até o entroncamento com a rodovia BA-290. Seguir mais 55 km até a BR-101, chegando a Teixeira de Freitas. Continuar por 64 km pela BR-101, sentido sul, até o entroncamento com a BA-698. Percorrer mais 63 km até Nova Viçosa.

Via aérea – A empresa Abaeté Táxi Aéreo tem vôos Salvador (BA) – Teixeira de Freitas (BA) às segundas, quartas e sextas-feiras, com retorno nos mesmos dias. Em Teixeira de Freitas, pegue um ônibus para seu destino na Costa das Baleias.

Compartilhar: