简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > As melhores praias nesse incrível paraíso chamado Una

As melhores praias nesse incrível paraíso chamado Una

Publicado em: 31/08/2019
Por: Adilson Fonseca


Imagine extensas faixas de areia branca emolduradas por densos coqueirais e um mar azul cristalino, com falésias que refletem cores ante a luz do sol, e trilhas que te levam a pequenos rios incrustrado na Mata Atlântica e praias semi desertas. Ou, se preferir, resorts luxuosos com uma superestrutura de conforto e lazer.
Tudo isso pode ser encontrado no pequeno município de Una, no Sul da Bahia, a pouco mais de 65 quilômetros de Ilhéus. É nele que fica um dos melhores resorts do litoral sul da Bahia, na sofisticada Ilha de Comandatuba, com hotéis

de luxo e aeroporto próprio. Mas para os que gostam, de aventura, ali também estão praias pouco exploradas, mas de igual beleza, onde até mesmo um banho de lama negra, considerada medicinal, pode ser encontrada.


Possuidor da maior que é considerada a maior biodiversidade dentro da  Mata Atlântica Brasileira, a Reserva Biológica do Mico Leão da cara Dourada é cercada por densa vegetação, onde existem as corredeiras do rio Una, onde se pode tomar o famoso banho de lama negra e depois  curtir as praias lindíssimas, com águas mansas e cristalinas.
Margeadas por amplos coqueirais, destacam-se as praias de Comandatuba, Itapororora, Independência, Lençóis e Ilha do Desejo, todas tendo como principal referencial a Mata Atlântica é referência mundial. A Reserva Biológica do Mico Leão da Cara Dourada, é uma área de conservação e proteção integral administrada pelo governo federal e o Eco parque de Una, onde se pode avistar uma das mais belas florestas do mundo por uma passarela de mais de 20 metros de altura, construída na copa das árvores.


A Ilha de Comandatuba, uma estreita faixa de terra separada do continente, com fauna e flora intocada em meio a um vasto coqueiral, é o lugar perfeito para os praticantes dos esportes náuticos. Na ilha está instalado um dos maiores Resorts do País, que possui até aeroporto particular. Nos povoados de Comandatuba e Pedras de Una, artesãos e pescadores preservam o modo de vida tradicional, que pode ser mais bem evidenciado durante a popular puxada de mastro.

Características da cidade – O município de Una possui cerca de 35 mil habitantes. Tem médias de temperatura que variam de 18°C a 29°C durante o ano. Nos meses mais quentes essa média chega a 26°C de dezembro a março. Fica distante cerca de 550 km de Salvador, com bom acesso por rodovias, passando por Ilhéus e a meio caminho de Caravelas, nas margens do Rio Pardo. Para se chegar até Una, saindo de Salvador, deve-se seguir pela BR-324 até o entroncamento da BR-101 em diração a Uruçuca. A partir daí, deve-se pegar a BA-001.


Praias – Em Una as opções de praias são diversas. O município tem maravilhosas praias, rios, banhos de lama negra e ilhas. Para quem curte o turismo ecológico, possui um parque ecológico, com centro de visitação, pesquisa e educação ambiental, abrangendo uma imensa área de Mata Atlântica preservada..
Praia de Serra Grande – Com áreas boas para o surfe, e outras para banho. Cercada por coqueiros, possui águas cristalinas cortando as areias na parte sul da praia. Ao norte existe um lindo monte. A praia é muito boa para camping e pesca, possuindo infra-estrutura razoável.
Praia de Una – Praia muito bonita, com águas tranqüilas, mornas e esverdeadas, mata atlântica virgem e muitos coqueiros. Ótima para banhos, inclusive para crianças. Em seu interior está a igreja jesuítica de São Sebastião.
Itapororoca – Suas águas são esverdeadas e mansas, com poucas ondas. Com mata nativa e muitos coqueiros. Sua natureza é propícia ao camping selvagem, transmitindo muita paz.
Praia de Acuípe – Possui o rio Acuípe, bom para pesca e banho. O mar, por sua vez, propicia práticas como caiaque e jet-ski, além de outros esportes de águas calmas. Areias ótimas para caminhadas.
Praia da Ilha do Desejo – Ao sul, na foz do rio Acuípe, praticantes de naturismo tomam banho e pescam com muita tranqüilidade. Com uma relativa infraestrutura turística, essa praia é quase deserta, o que a torna muito especial. Com as águas calmas e de temperaturas altas, a praia é excelente para deliciosos banhos de mar.
Praia da Ilha de Comandatuba – A paradisíaca ilha possui fauna e flora nativas, além de um amplo coqueiral. O local é excelente para a prática de diversos esportes náuticos, com surfe, por exemplo. Também apresenta boas condições para banho de mar. Com excelente infra-estrutura, a ilha oferece restaurantes, hotéis e pousadas, além de um dos maiores resorts do país, com complexo de golfe e aeroporto particular. O sul da ilha também oferece agradáveis banhos de lama, já utilizados

Compartilhar: