简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Chegança dos Marujos é atração em Saubara

Chegança dos Marujos é atração em Saubara

Publicado em: 14/03/2019
Por: Adilson Fonsêca


Você sabe o que é Chegança?. Pois é. O Recôncavo Baiano, além de belas praias, monumentos arquitetônicos e muitas histórias que remontam ao período do descobrimento do Brasil, também tem manifestações culturais que encantam. E uma delas acontece neste fim de semana na pequena cidade de Saubara, a 110 quilômetros de Salvador, próximo ao Rio Paraguaçu, no Coração do Recôncavo baiano.

A Chegança dos Marujos é uma manifestação das mais ricas e de muitas cores e histórias, que acontece todos os anos na pequena cidade. A Marujada, ou Chegança, foi tombada como Patrimônio Imaterial da Bahia e reúne não apenas os artistas de Saubara, mas dos municípios de Andaraí, Cairu, Camaçari, Jacobina, Paratinga, Remanso, Taperoá e Lençóis, em encontros anuais.

O Encontro de Chegança da Bahia , iniciado em 2013,além de promover o encontro dos cheganceiros em busca de reconhecer semelhanças e diferenças na forma como realizam suas performances, virou atração turóstica e cultural no Estado.

A Chegança ou Marujada é considerada uma “dança dramática”. Essa expressão foi popularizada por Mário de Andrade e é o nome genérico com que os folcloristas brasileiros designam os grandes bailados populares que se baseiam num assunto determinado e têm, na sua maioria, partes faladas e representadas. Os grupos, em suas apresentações, retratam fatos históricos de forma lúdica e transmitem para o observador a sensação de estar presenciando marujos dentro de uma embarcação em alto mar.

Saubara – A cidade de Saubara está localizado na margem oeste da Baía de Todos os Santos, mantém a tradição das cheganças e marujadas. Elas representam façanhas marítimas dos portugueses nos séculos XV, XVI, XVII e XVIII, misturando tradições ibéricas e culturas locais. A depender da região, as encenações são formadas por homens (com instrumentos musicais, cantos e danças), mulheres (danças e cantos) e crianças (cantos e danças).

Como chegar – Para chegar até Saubara, partindo de Salvador, pega-se a BR-324 até a entrada do município de Santo Amaro e de lá segue até a estrada que leva a Cachoeira. Poucos quilômetros após Santo Amaro, entra no entroncamento que Eva a Saubara, Acupe e Praia de Cabuçu.

De carro são 110 quilômetros a partir da capital.Existem linhas regulares de ônibus tanto para Santo Amaro como para Saubara saindo do Terminal Rodoviário de Salvador.

Compartilhar: