简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Com protocolos de segurança sanitária, atividades turísticas crescem na Bahia

Com protocolos de segurança sanitária, atividades turísticas crescem na Bahia

Publicado em: 25/11/2020
Por: Adilson Fonsêca


Em meio à pandemia do coronavírus ainda em curso, e adotando rígidos protocolos de segurança sanitária, em setembro, o índice de atividades turísticas na Bahia cresceu 33,7% frente a agosto, a maior variação positiva do país no período. As informações constam da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Para quem está no setor, o momento é de desafio e superação, já que a atividade turística foi uma das mais atingidas com as medidas de restrições por causa do Covid-19. Me4smo assim, e graças à sua diversidade turística que favorece o turismo sem aglomerações, na Bahia, a taxa de crescimento da atividade no setor foi muito superior à média nacional, que ficou em apenas 11,5% na comparação com agosto.

O resultado positivo foi fruto da reabertura dos destinos turísticos após longo período de quarentena, com empreendimentos seguindo protocolos de biossegurança para oferecer boa experiência aos visitantes. Além do estímulo às viagens de carro, principalmente em direção a lugares que favorecem o turismo de contemplação e aventura, como a Chapada Diamantina, a retomada dos voos para a Bahia também contribuíram para o desempenho positivo do setor.

Voos internacionais – Depois do retorno dos voos da TAP, em setembro, ligando Portugal a Salvador, novas rotas internacionais para a Bahia serão retomadas a partir de dezembro, no processo de reabertura da pandemia. Já no dia 2 de dezembro, a rota entre a capital baiana e Buenos Aires, operada pelas Aerolineas Argentinas, estará de volta. Retornam as operações da Air Europa, provenientes de Madri, e Santiago do Chile pela JetSmart.

A TAP disponibilizará uma frequência extra, entre 15 de dezembro e 10 de janeiro, além das duas já em operação, com voos entre Salvador e Lisboa as segundas, quartas e sábados. As chegadas à capital baiana serão às 05h05 e as partidas para a capital portuguesa, às 20h05, sempre nos mesmos dias. Os voos são operados por aeronaves A-339, com 298 assentos.

A retomada da ligação entre Salvador e Buenos Aires pela Aerolineas Argentinas terá duas frequências semanais. As saídas de Buenos Aires serão as quartas-feiras e sábados, às 6 horas, com chegada à Bahia às 10h20. Já a contrapartida será as quintas-feiras e domingos, com saída de Salvador às 10h35 e chegada às 15h25 na capital argentina. A rota será feita por aeronaves B-737-800, com 170 assentos.

Pela Air Europa haverá também duas frequências semanais entre a Espanha e a Bahia. As saídas de Madri serão as terças e quintas-feiras, às 15h25, com chegada a Salvador às 20h30. Os voos de volta serão as quartas e sextas-feiras, às 16h35. A operação será com boeings B-788, de 296 assentos.

Retrospecto – Antes da pandemia, o número de voos internacionais regulares para a Bahia obteve significativo aumento. Em 2019, a média de frequências mensais chegou a 109, um recorde na série histórica iniciada em 2013. Também foram quebrados os recordes de frequências em um único mês, com 140, em janeiro de 2019, e 33 em uma única semana, no período de 24 a 30 de dezembro.

Compartilhar: