简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Conheça Caravelas, a porta de entrada para o Parque de Abrolhos

Conheça Caravelas, a porta de entrada para o Parque de Abrolhos

Publicado em: 12/11/2020
Por: Adilson Fonseca


A cidade em si se perde na imensidão entre o rio e o Oceano Atlântico, mas esse recanto histórico no litoral do Extremo Sul do Estado é a porta de entrada para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. O parque marinho, além de ser um local de imensa riqueza ambiental, é conhecido por ser o local escolhido pelas baleias Jubarte, em sua temporada na costa brasileira. Aqui elas costumam vir acasalar e propiciar um lindo balé nas águas mornas da região.

A cidade em si, distante 721 quilômetros de Salvador e com uma população de pouco mais de 22 mil habitantes, é recortada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, principalmente na área do cais, de onde saem os barcos que levam ao arquipélago, considerado um dos melhores pontos do mundo para a prática do mergulho.

E se você gosta de mergulhar, então está no lugar certo. Nas suas águas cristalinas, com visibilidade que chega a 20 metros de profundidade, existem milhares de espécies marinhas, além de naufrágios e uma diversidade de corais só observadas na região.

Na área do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos a cerca de 70 quilômetros da costa, as baleias Jubarte costumam ficar entre os meses de julho e outubro. O arquipélago é formado por cinco ilhas e a entrada de visitantes só é permitida com ordens da Marinha, com desembarque sendo feito em apenas um das ilhas, a Siriba.

Mas o município de Caravelas oferece outras atrações, como a Praia de Grauçá,uma das maiores da região e onde acontecem as festas de final de ano, o Réveillon e o CarnaBarra. A praia também sedia eventos esportivos, como torneios regionais de vôlei de praia e futebol de areia. A cidade dispõe de bons restaurantes e hospedagem de médio luxo.

A Praia do Quitongo é outra que é bastante frequentada e está situada há aproximadamente dois quilômetros do centro da cidade. No acesso ao local existe uma trilha de onde se pode observar espécies nativas da Mata Atlântica.

Para quem quer ter uma visão mais abrangente da região e até definir os passeios a fazer, encontra-se situada nessa praia o Centro de Visitantes, sendo apresentado aos visitantes vídeos e imagens da fauna e flora de Canavieiras e de toda região. Caravelas possui ainda as praias da, Barra, Ponta da Baleia, Barra Nova, Barra Velha e Iemanjá.

Como chegar – A 870 quilômetros de Salvador, a cidade fica às margens do Rio Caravelas, próxima à sua foz.Para se chegar ao local, a partir de Salvador, pode-se ir pela BA-001, pelo sistema Ferry Boat e de lá até Ilhéus, ou pela BR-10 até Itamaraju e de lá, pela BA-489, até Alcobaça. No trevo siga a direto pela BA-001 até a cidade de Caravelas.

Compartilhar: