简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Circuito de gastronomia do Brasil mostra o melhor da cozinha baiana

Circuito de gastronomia do Brasil mostra o melhor da cozinha baiana

Publicado em: 11/07/2019
Por: Adilson Fonseca


A diversidade dos pratos, mesclando heranças deixadas pelos antigos escravos africanos, com a cultura indígena e o legado deixado pelos colonizadores portugueses, fazem da culinária baiana uma das mais ricas e exóticas do Brasil. E é isso que será apresentado, juntamente com as melhores receitas gastronômicas nacionais, em Salvador, entre os dias 23 e 25 de julho, quando grandes chefs vão se reunir na capital baiana para o circuito gastronômico nacional.

Com o tema “Bahia e sua cozinha sustentável: terra, tecnologia e cultura”, a culinária baiana será a grande homenageada, graças à diversidade da sua cozinha, detentora de uma rica variedade de ingredientes e autora de uma culinária marcante. A 6ª edição Mesa Ao Vivo, considerado o maior circuito de gastronomia do Brasil, que percorre diversos locais do país durante o ano, vai movimentar chefs dos principais restaurantes baianos e nacionais. O evento é promovido pela Mundo MESA, em co-realização com o Governo do Estado da Bahia, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional e a Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Na abertura das atividades, no dia 23, o Fasano Salvador sedia o primeiro Jantar Magno, que conta com a presença de profissionais renomados de São Paulo e da capital baiana. Assim, os chefs Geovane Carneiro (D.O.M – SP), Rodrigo Oliveira (Balaio e Mocotó – SP), José Barattino (Eataly, Homa e Due Grani – SP) e o chef anfitrião Lomanto Oliveira (Fasano – BA) se encontram para executar o menu exclusivamente elaborado para a ocasião, em quatro etapas. Logo no dia seguinte, 24, o segundo Jantar Magno da edição segue reunindo chefs renomados: no Restaurante Ori, o menu é executado por Mônica Rangel (Gosto com Gosto – RJ), Thiago Bañares (Tan Tan Noodle Bar – SP), Caco Marinho (DOQ – BA), Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (Origem e Ori – BA).

Já nos dias 24 e 25, o Hotel Mercure vira palco da extensa programação de palestras, aulas e degustações do Mesa Ao Vivo, que conta com a presença de profissionais que movimentam a cena gastronômica. Além de Geovane Carneiro, Rodrigo Oliveira, José Barattino, Mônica Rangel, Thiago Bañares, Lomanto Oliveira, Caco Marinho, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, o especialista em cafés João Carlstron (3 corações – SP) e os chefs Ivan Achcar (Escola de Negócios e Gestão da Gastronomia – SP), Anderson Lívio (Brazero Cutelo Prime – BA), Andrea Albuquerque (Divino Pão – BA), Beto Pimentel (Paraíso Tropical – BA), a chef de Charcutaria e consultora Bruna Moreira (BA), Edinho Engel (Amado – BA), Emanuele Nascimento (The Butcher House – BA), Ricardo Brito (Amado – BA), Eli Batista (Bistrô do Oswaldo – BA), José Morchon (La Taperia – BA), Luan Moura (LV Cozinha Criativa – BA), Lucius Gaudenzi (Du Chef – BA), Paulo Vilela (Restaurante do Casarão – BA), Ricardo Silva (Restaurante Carvão – BA), Sandro Borges (Varanda Gourmet – BA), Seichele Barboza (Seu Sergipe Bistrô – SE), Tereza Paim (Casa de Tereza – BA) e Richard James (Belo Rústico – BA) compartilham seus conhecimentos com o público, a partir das experiências adquiridas em suas carreiras e no dia a dia dos restaurantes.

Farofa – Enquanto isso, em outro ambiente do Hotel Mercure, o Festival Farofa do Brasil, que também acontece nos dias 24 e 25 de julho, é aberto a todo público, com entrada gratuita. O espaço acolhe produtores prontos a mostrar o melhor da gastronomia e cultura locais, que oferecem, a preços populares, pratos e produtos tradicionais de Salvador e região.

Com o conceito de produzir ao vivo e aos olhos do público o conteúdo para a revista e redes sociais da Prazeres da Mesa, o Mesa Ao Vivo Bahia garante visibilidade nacional, reverbera a Bahia enquanto ícone de uma gastronomia forte, potente e atenta ao que as suas próprias raízes têm a oferecer.

Sobre o Mesa Ao Vivo

O Mesa Ao Vivo começou em São Paulo com o intuito de mostrar ao público uma revista sendo feita ao vivo. Desde sua criação já percorreu Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Rio Grande do Sul, Serra Gaúcha, Espírito Santo e Curitiba. A Prazeres da Mesa incentiva o intercâmbio gastronômico entre diferentes regiões do país, e também a nível internacional recebendo chefs estrangeiros para palestrar em seus eventos.

Compartilhar: