简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > É hoje! Vai começar a maior festa do planeta

É hoje! Vai começar a maior festa do planeta

Publicado em: 27/02/2019
Por: Adilson Fonsêca


Se o Verão deste ano é considerado o “Verão da Década”, o carnaval de Salvador é considerado o maior de todos os carnavais. Do entrudo, de 130 anjos atrás, o carnaval ganhou ritmo próprio em Salvador, na década de 50 do século passado, com os irmãos Dodô e Osmar, c om a famosa “fobica”, uma caminhonete Ford que desfilou pelas ruas do centro de Salvador com o chamado “pau elétrico”, na verdade uma guitarra bem estilizada, onde se tocava o frevo num ritmo frenético provocado pelas guitarras.

De lá para cá o carnaval evoluiu e se diferenciou do resto do País e ganhou vida própria com os trios elétricos, e ritmo musical próprio com o axé music, que hoje se mescla com vários outros rimos como o reggae, arrocha, pagode, funk entre outros. Dos clubes e agremiações, a festa ganhou as ruas, em circuitos que vão da orla, no bairro de Ondina, ao centro da cidade, ao longo da Avenida Sete, chegando ao Centro Histórico, cujo palco é o Pelourinho, e se espalhando pelos bairros da periferia.

Hoje o carnaval pulsa em quase toda a cidade, com um a imensa variedade de cores e ritmos, agremiações e entidades e povos de várias partes do mundo que cada vez mais se reúnem aqui, para que durante os sete dias da festa, curtam o que de melhor a cidade oferece em termos de entretenimento. “O Mundo Escolheu Salvador”, é o slogan mais que apropriado, que ofderecerá ao público mais de 1000 horas de música, e mais de 700 apresentações nos circuitos oficiais entre eles desfiles de entidades, trios e blocos.

E a festa tem de tudo. Confira:

Carnaval Náutico – O Carnaval Náutico tem atrações que se apresentam em um palco flutuante e o público assiste em embarcações, caiaques e pranchas de SUP. Este ano serão mais de 140 embarcações participando da folia que será próxima ao Solar do Unhão e vai agitar as águas da Baía de Todos os Santos. Sábado, dia 02/03, a partir das 12h

Palco do Rock – O Palco do Rock reúne o público que deseja se divertir no carnaval, mas que prefere curtir com muito rock’n roll. A programação é gratuita, nos dias 02 e 03 de março das 18h às 3h, no palco da Praia de Piatã. (Coqueirais de Piatã).
* Beco das Cores – O Beco das Cores recebe esse nome para enfatizar a diversidade, sendo um maravilhoso ponto de encontro para a comunidade LGBTQ+. A folia acontece na Rua Dias D’Ávila, esquina com a Av. Oceânica próxima ao Farol da Barra. O local também é conhecido como Beco do Off, reunindo centenas de pessoas durante o Carnaval.
Palco Multi-Cultural – Pelourinho (Cruz caída), do dia 28 de fevereiro ao dia 02 de março. Shows de samba, reggae, hip hop e muito mais.
Desfile de Fantasias – Na Praça Municipal, Centro Histórico. Segunda-feira, dia 04/03, às 19h.
Especial – Folia Infantil – Cada circuito contará com uma programação, mas não haverá o Baile Infantil (que em 2018 se chamava Vila Infantil). A folia acontecerá no Circuito Osmar, no Circuito Batatinha e no Circuito Dodô.
Carnaval nos Bairros – Além dos famosos trios elétricos que arrastam multidões pelo Carnaval de Salvador, a programação nos bairros da cidade também é muito badalada, uma das opções para os foliões que não querem se deslocar para os grandes pontos (Dodô, Osmar e Batatinha). No Carnaval dos Bairros tem fanfarras, bandinhas, bloquinhos e em alguns lugares também tem shows em um palco fixo. Em breve confirmaremos os endereços e horários. Os bairros são: Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Piatã, Pelourinho, Pau da Lima, Plataforma, e nas ilhas dos Frades, de Maré e Bom Jesus dos Passos.

Compartilhar: