简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Em maio tem festival na Chapada, em Lençóis

Em maio tem festival na Chapada, em Lençóis

Publicado em: 10/03/2018
Por: Adilson Fonsêca/Paulo Sampaio


A Bahia não é só verão. E o turismo não se restringe apenas à faixa do litoral, mas adentra pelo interior do Estado e chega à região da Chapada Diamantina, na forma de um dos maiores festival de música e cultura do País. E o mais importante, é que o acesso é gratuito, pois o festival é realizado em praça pública reúne artistas da região, do Estado e nacionais.

Diferente dos anos anteriores, o Festival de Lençóis, na sua 19ª edição, vai acontecer de 11 de maio a 02 de junho, aproveitando o feriado prolongado de Corpus Christi. Palco de grandes artistas como Gilberto Gil, Lenine, Mart’nália, Russo Passapusso, Ana Carolina, Pato Fu, Luís Melodia, Flávio Venturini, Adriana Calcanhoto, Elza Soares, Nando Reis e Vanessa da Mata, o festival existe desde 1999, o Festival de Lençóis,e reune, em média, um público de 10 mil pessoas por dia.

O Festival de Inverno de Lençóis é um que já faz parte do calendário cultural do inverno brasileiro e do calendário cultural do Estado. É uma grande opção cultural para os turistas e chapadeiros aproveitaram no período do feriadão. Tem como conceito a reunião de artistas de expressão nacional e realização de atividades com enfoque nos esportes radicais e no turismo cultural e ecológico.

Além da música, o evento sempre reserva espaço para diversas manifestações culturais como oficinas e apresentações de dança e teatro, representados por grupos regionais e de outras localidades, com apresentações que unem música, arte, cultura, desenvolvimento sustentável e as belas paisagens naturais da Chapada.

A cidade

Ponto central da Chapada Diamantina,m de4 onde derivam os demais roteiros turísticos da região, Lençóis, a 410 quilômetros de Salvador, pode ser alcançada po0r via rodoviária, através da BR-324, BR-1156 e BR-242, ou por avião, com vôos regulares saindo do aeroporto de Salvador. A cidade fica a 394 metros de altitude,e por isso mesmo tem um clima agradável, o que a torna um dos principais destinos turísticos no interior baiano.

Até 1994 o turismo da cidade recebia basicamente mochileiros, com idade estimada em 25 anos. Atualmente o turismo se expandiu na cidade e conta com uma ótima infraestrutura para absorver a demanda de visitantes, com bons hotéis e restaurantes, guias e serviços.o turismo.

Em 1985, foi criado o Parque Nacional da Chapada Diamantina para proteger e preservar a área.Em 2010, pela quarta vez consecutiva, Lençóis foi considerada um dos 10 melhores destinos turísticos do Brasil, segundo o GUIA 4 RODAS – um dos mais importantes guias de viagem do Brasil. Também foi eleita o melhor destino ecoturístico do Brasil pelo GUIA 14+ BRASIL TELECOM, do Portal IBest na Internet.

Além de Lençóis, a Chapada Diamantina é formada pelos municípios de Andaraí, Mucugê, Barra da Estiva, Campo Formoso, Ourolândia, Morro do Chapéu, Bonito, Iraquara, Palmeiras, Seabra, Piatã, Rio do Pires, Paramirim, Érico Cardoso, Abaíra, Livramento de Nossa Senhora, Saúde, Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Piritiba, Utinga, Wagner, Nova Redenção, Itaetê, Ibicoara, Jussiape e Rio de Contas.


Onde ficar

A melhor e mais confortável opção para quem visita a cidade com amigos e familiares é o Portal Lençóis, hotel cinco estrelas inaugurado em junho de 1997. São 84 unidades habitacionais entre 53 apartamentos de luxo, 16 com mezanino e 15 bangalôs equipados com varanda, tv em cores, antena parabólica, ar condicionado, frigobar e som ambiente. O hotel dispõe de piscina com snack bar, sauna, salão de jogos, pista de cooper, salão de convenções totalmente equipado com capacidade para 110 pessoas e serviço de coffee break, restaurante internacional, american bar, recepção e lobby cercadas por amplos varandões com belíssima vista panorâmica, agência de receptivo, boutique e estacionamento privativo.

Compartilhar: