简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Ilha de Maré, um verdadeiro paraíso

Ilha de Maré, um verdadeiro paraíso

Publicado em: 10/07/2019
Por: Adilson Fonsêca


Muitos já ouviram falar, mas poucos a conhecem. São mais moradores do subúrbio. A Ilha de Maré fica a menos de 10 minutos de Salvador, no seu ponto extremo sul, que é a Praia de São Thomé de Paripe. Mas para quem sai da Estação Náutica, em frente ao Mercado Modelo, é bem mais longe. A travessia dura quase uma hora.

Tem pouco mais de 13,87 Km 2, divididos em 12 povoados e nela vive-se uma vida mansa. Nada de relógio, cartão de ponto e stress. É um lugar para descansar e curtir a natureza. Carros por lá nem pensar. No máximo, cavalos e bicicletas. É nela onde as nativas tecem as famosas rendas de bilro e fazem os deliciosos doces de banana na palha.

Para quem procura um cantinho sossegado, é o destino certo. Um local ainda primitivo com belas praias e vilas de casinhas à beira-mar. Se você é do tipo simples e que gosta de curtir a natureza, pode até conseguir alugar uma de pescador e virar as costas para a cidade grande.

A vegetação é densa, com vasta extensão de Mata Atlântica, mangueiras, coqueiros e a cana brava, que serve de matéria-prima para o artesanato de cestaria.

Os três maiores povoados – Santana, Itamoabo e Praia Grande – são também as melhores praias. A praia de Nossa Senhora das Neves (areia super branca, diferente de Salvador), com 300 m de extensão, tem águas límpidas, mar calmo e vegetação ao longo da costa.


Entre os atrativos culturais estão as igrejas de Senhora Santana, do século XIX, e de Nossa Senhora das Neves, construída pelo padre Bartolomeu Pires no século XVI.

Chegar: Para chegar até a Ilha de Maré é necessário ir de carro ou ônibus (nos Terminais da Lapa, Campo Grande, França e Calçada) pela Av. Suburbana até o Terminal Marítimo de São Tomé de Paripe , de onde partem barcos diariamente de 20 em 20 minutos, até as praias de Itamoabo, Botelho, Praia Grande e Santana.

Outra opção e essa mais indicada para quem está de passagem por Salvador é alugar uma escuna no terminal náutico do Mercado Modelo ou participar de um dos muitos passeios pela Baía, lá mesmo vendidos.

Compartilhar: