简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Itaquena, para quem curte a natureza no seu estado mais rústico

Itaquena, para quem curte a natureza no seu estado mais rústico

Publicado em: 10/05/2019
Por: Adilson Fonsêca


Se você pensou que já conhecia tudo sobre Trancoso e o litoral de Porto Seguro, vai ficar surpreso quando perceber que existem recantos ainda quase que inexplorados e que guardam o primitivismo da natureza em todo seu ambiente. E Itaquena, dentro da área da Reserva Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades é surpreendente, não só pela beleza natural, mas por ser um local ainda intocado, mesmo estando próximo de points badalados do turismo, como Trancoso e Caraíva.

Chegar à Praia de Itaquena e à reserva em si, já é por si só uma aventura. Mas lá estando, o visitante vai perceber que valeu a pena a longa caminhada pela praia, ante o cenário de imensa beleza. No local tem bela área de mata nativa, extensa faixa de areia branquinha e um mar esverdeado, cristalino. A praia é uma APP (Área de Preservação Permanente), e também área de desova de tartarugas marinhas. Por isso mesmo nem pense em ir ao local de carro (bugre ou qualquer outro de tração).

A Praia de Itaquena é uma daquelas faixas de areia difíceis preservadas na suja estrutura natural. Localizada em área de proteção ambiental e com acesso apenas por quadriciclo ou a pé, o local acaba ficando longo dos holofotes de Trancoso e quase não recebe visitas dos turistas. Preferida dos surfistas, Itaquena acaba ficando restrita ao público que gosta de ondas e também de se aventurar em longas caminhadas à beira-mar. no caminho não aliviem o cansaço.

Por estar no interior da Reserva Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades, não é permitido o acesso de carro, mas a estrada de areia possibilita a passagem de quadriciclos. Vale dizer que não são permitidos quadriciclos na praia, apenas na estrada. Pela beira-mar, é possível chegar caminhando a partir da Praia de Patimirim.

O percurso total, entre a Praia dos Coqueiros e a Praia de Itaquena, tem 10 km de distância. O ideal, para percorrê-lo por completo, é sair do centro de Trancoso na maré baixa. Não há pousadas ou hotéis em Itaquena. As opções mais próximas estão na Praia de Itapororoca, Praia do Rio Verde, ou mesmo em Trancoso e Caraíva.

Como chegar – A praia de Itaquena fica na metade do caminho entre Trancoso e a praia do Espelho. Extensa, isolada e selvagem, está dentro da área de proteção ambiental, a Reserva da Vida Selvagem do Rio dos Frades. Parta chegar a esse paraíso selvagem, a melhor opção é ir pela praia do Rio Verde à pé ou por carro.

Do Rio verde até lá a caminhada a pé demora em torno de uma hora e meia. Por isso mesmo é bom levar provisões, água e protetor solar, por uma estrada que vai de Trancoso à Praia do Espelho. Através de um pequeno caminho de areias alvas visualiza-se a imensidão do mar de ondas agitadas e transparentes. É uma praia deserta, portanto não existe uma infraestrutura turística adequada para atender os turistas.

A reserva – O Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades é uma unidade de conservação ambiental,sob administração do Governo Federal, classificada como habitat da vida silvestre e criada em 2007. Abrange uma área de extensa faixa litorânea de mais de cinco quilômetros composta por planícies costeiras, e falésias, com vegetação predominantemente de restinga e solo arenoso.

Rio dos Frades: O rio apresenta uma área estuarina com mata ciliar de mangue com trechos de transição da restinga e sua foz na praia de Itaquena. Atualmente a visitação neste rio ocorre em sua foz, local mais visitado, para banho, contemplação e acampamento associada à visita a praia de Itaquena.

Compartilhar: