简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Já é carnaval em Salvador. E vai até Quarta de Cinzas

Já é carnaval em Salvador. E vai até Quarta de Cinzas

Publicado em: 25/02/2019
Por: Adilson Fonsêca


Se você perdeu o pré-carnaval, o Furdunço e o Fuzuê, que ocorreram no trecho entre a Barra e Ondina, no sábado e no domingo, respectivamente, não se preocupe. Nesta quarta-feira acontece a abertura oficial da folia, com a cantora Cláudia Leite e o rapper internacional Pitbull, em parceria com a Zumba no circuito Barra Ondina, a partir das 17 horas. Nesse evento também acontece a entrega da chave da cidade para o Rei Momo.

Palco da maior festa pública do planeta, segundo o Guiness Book, Salvador é a capital do axé, ritmo da Bahia que caracteriza o Carnaval no Estado e foi originado na década de 50 por Dodô e Osmar, a partir de uma mistura do frevo Pernambucano e a guitarra elétrica. Os trios elétricos também são uma das principais marcas, eles percorrem os circuitos do carnaval levando renomados artistas nacionais. E eles começam a desfilar no dia seguinte, na quinta-feira, nos circuitos Barra-Ondina e no Campo Grande.

Na programação gratuita já estão confirmadas as atrações Leo Santana, Psirico, Claudia Leite, Daniela Mercury, Saulo, Banda Eva, Harmonia do Samba, entre outras. Os camarotes e a maioria dos blocos do carnaval de Salvador são pagos e para participar (com mais segurança e comodidade) é preciso comprar um abadá(camisa que garante a permanência dentro do bloco). Quem não pretende gastar muito, a melhor opção é acompanhar os blocos sem cordas e curtir a programação do Carnaval Pipoca.

Mas em Salvador, terra de todos os ritmos e sons, há espaços para as mais diversas manifestações musicais. Tanto é que ao lado do carnaval, espalhados em quase toda a cidade, há ainda uma programação de carnaval descentralizada e alternativa no Palco do Rock, Villa Infantil e no Carnaval dos Bairros, que acontece em Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma e Pau de Lima. Este ano a programação prevê mais de 200 atrações nos bairros e 700 apresentações nos circuitos oficiais.

Circuito Osmar, chamado também de Campo Grande, é o mais tradicional do Carnaval de Salvador e tem um percurso de aproximadamente 4 km e 5 horas de duração.

É só o começo – Um dia após a abertura oficial, acontece o desfile de trios e entidades nos dois maiores circuitos, no Barra/Ondina e o Campo Grande/Avenida Sete. Veja e escolha em qual delas vai participar:

Circuito Osmar

O circuito passa, tradicionalmente, pela Avenida Sete, Praça Castro Alves, com o encerramento na Avenida Carlos Gomes.
Dia 28 de fevereiro (quinta-feira)

A MULHERADA
ALERTA GERAL
PAGODE TOTAL
BLOCO DA CAPOEIRA
BANKOMA
AMOR E PAIXÃO
BLOCO MILLENAR
PROIBIDO PROIBIR
QUERO VER O MOMO
BLOCO SAMBA & FOLIA
AFRO REGGAE BAHIA
SAMBA TERRAMAR
PIPOCA DO BABADO – Projeto Especial

CONTRAFLUXO

Entidades com saída Rua Chile passando pela Praça Castro Alves, e subindo a Carlos Gomes.

NAMORAL
REGGAE O BLOCO
TRIO DO COMCAR
CORRENTE DO SAMBA
BLOCO FOGUEIRÃO
TOALHA DA SAUDADE
SKA REGGAE
ACARÁ
LAROYÊ ARRIBA
BLOCO CULTURAL
RODOPIÔ

Barra/Ondina

Com um percurso de aproximadamente 4,5 km, o circuito Dodô/Barra Ondina liga as praias da Barra e Ondina. O visual das praias atrai milhares de foliões.

Quinta (a partir das 16 horas)

Daniela Mercury (Carnaval Pipoca)

Claudia Leitte (Carnaval Pipoca)

Saulo (Carnaval Pipoca)

Pegadeira (Carnaval Pipoca)

Harmonia do Samba (Carnaval Pipoca)

Banda Eva (Carnaval Pipoca)

Lincoln e Duas Medidas (Carnaval Pipoca)

Cheiro Híbrido (Carnaval Pipoca)

BABY LEGUAS / CID GUERREIRO

SIRI COM TODI

CHEIRO – Projeto Especial

TO LIGADO

OS MASCARADOS

PIPOCA DO EVA

TRIO DO COMCAR

SEUILSOM – Projeto Especial

BANANA REGGAE

BIG BLOCO DO GUETO

DOM PEDRON – Projeto Especial

SURF REGGAE

NOVA SAGA

CHICA FÉ

ALABÊ

BLOCO OI

O DEFENSOR DOS VAQUEIROS

SWING SEM FREIO

Compartilhar: