简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Mesmo com as restrições sanitárias, turismo cresce mais na Bahia

Mesmo com as restrições sanitárias, turismo cresce mais na Bahia

Publicado em: 27/12/2020
Por: Adilson Fonsêca

Pelourinho - onde ficar na Bahia

Com todas as restrições de aglomerações sociais, por causa da pandemia do coronavírus, o crescimento das atividades turísticas na Bahia revela que o brasileiro não perdeu o gosto pelas viagens de fim de ano e durante o v verão. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelaram que em outubro, o índice de atividades turísticas na Bahia cresceu 24,4%, numa variação positiva mais expressiva do país para o período. A Bahia, com Salvador e Porto Seguro, está entre os destinos mais procurados pelos brasileiros durante o verão.

A avaliação do setor é que a Bahia vem se destacando nas atividades turísticas em comparação aos demais estados brasileiros, liderando a expansão do setor pelo segundo mês consecutivo, uma vez que em setembro houve crescimento de 37,7% em relação a agosto. E em outubro esse crescimento foi acima da média nacional, que foi de 7,1%. Adotando medidas rígidas de controle sanitário, o Estado estimula o isolamento social no setor turístico, principalmente no transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis, e no volume das ocupações hoteleiras.

E por causa desses procedimentos, os voos estão retornando para os principais aeroportos do Estado – Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. Com as medidas, as respostas dos turistas têm sido positivas e as companhias estão voltando a operar voos regulares e charters, com destaque para voos internacionais, que estão sendo retomados à medida que os visitantes entendem a seriedade das medidas adotadas pela Bahia diante da pandemia, e os esforços para que os nossos destinos proporcionem um turismo seguro também do ponto de vista sanitário. Destaca o Secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco.

Destinos procurados – Salvador e Porto Seguro, na Bahia, estão entre os 10 destinos mais buscados por estrangeiros que desejam viajar para o Brasil nas férias do início de 2021, segundo pesquisa da empresa de viagens Decolar, com atuação em 20 países da América. A capital baiana aparece em quinto lugar, enquanto Porto Seguro é o oitavo. A pontuação é melhor que na pesquisa de 2020, quando a capital ocupava a oitava posição, e Porto Seguro não estava no ranking.

Pelo segundo ano consecutivo, a Argentina está no topo da lista de países consumidores de pacotes para o Brasil, seguido de Chile, Estados Unidos, Peru, Colômbia, Uruguai, México, Equador, Costa Rica e Panamá. O estudo tem como base a venda de pacotes de viagem realizada pelas plataformas digitais da Decolar com check-in até 21 de janeiro de 2021.

Mais voos – A Azul, uma das maiores companhias aéreas em operação no Brasil, seguindo uma tendência que se revela cada vez mais forte, colocará em operação voos extras com destino e origem em Porto Seguro para 16 destinos. São eles: Belo Horizonte, Cuiabá, Congonhas, Campinas, Curitiba, Goiânia, Bauru, Montes Claros, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Uberlândia, Porto Alegre, Santos Dumont, São José do Rio Preto, Salvador e Vitória.

Em Ilhéus, no Litoral Sul da Bahia, a empresa também aumentou a frequência de voos. Com isso Ilhéus passa a ter voos diretos para Salvador, Vitória, Congonhas (SP) e Rio de Janeiro, com frequência diária, exceto aos domingos, pela manhã. Aos sábados, a rota ganha reforço com voos extras à tarde. Para esse mercado, a Azul escalou os jatos Embraer E1 com capacidade para até 118 Clientes.

Para tanto, a empresa adotou uma série de medidas de higiene, como o uso obrigatório de máscaras, tanto a bordo quanto em solo A bordo das aeronaves, lenços umedecidos estão à disposição para uso dos passageiros, e sachês de álcool em gel são distribuídos a todos os viajantes. A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina vírus e bactérias.

Compartilhar: