简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Mesmo no inverno, Chapada, Porto Seguro e Salvador atraem turistas

Mesmo no inverno, Chapada, Porto Seguro e Salvador atraem turistas

Publicado em: 11/07/2019
Por: Adilson Fonseca


Se você está arrumando as malas para curtir as férias de meio de ano é bom saber que dos 5 destinos mais procurados do Brasil, dois estão na Bahia e um terceiro não fica atrás.
É o que revela o Ministério do Turismo, em pesquisa realizada este mês, que aponta a Chapada Diamantina, seguida de Gramado (RS), São Paulo (SP), Salvador e Fortaleza (CE), como os destinos mais buscados por turistas, através de empresas de comércio de viagens. E Porto Seguro pode não estar nesse Top Five, mas não fica atrás. A cidade está lotada nessas férias de meio de ano.

Segundo os dados do Ministério do Turismo, os dados da Pesquisa de Sondagem Empresarial, feita com 835 empresas de viagens turísticas cinco localidades, as cinco localidades têm sido as mais procuradas nos meses de junho e julho.
Em Salvador, a principal atração durante o período de inverno, é o Centro Histórico, com destaque para a gastronomia no Pelourinho, principalmente na região entre o Pelourinho em o Santo Antônio Além do Carmo, além de eventos culturais e museus, com o Náutico, nas instalações do Farol da Barra. Já na Chapada, as trilhas, o casario históricos e o frio, fazem com que localidades como Lençóis, Mucugê, Rio der Contas e Morro do Chapéu, sejam bem visitadas nesse período.


O levantamento mostrou que 32% dos viajantes procuram destinos onde possam aproveitar os momentos de lazer com sol e praia. Passeios culturais ou em patrimônios históricos ocupam a segunda posição (18%). A maioria das viagens são feitas por casais (28%), seguido de famílias (26%), casais com filhos (25%) e pessoas viajando sozinhas (21%).
Os dados abrem boas perspectivas para empresas de turismo. O estudo trouxe a perspectiva das empresas baianas em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de maio a outubro de 2019. Para 14% delas a perspectiva é de que o número de empregados aumente. Além disso, 52% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outro dado positivo é de que 60% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.

O estudo é uma expansão da sondagem já realizada com o setor hoteleiro e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.

 

Compartilhar: