简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Na Bahia sem carnaval, a pedida é curtir o verão e as belezas dessa terra

Na Bahia sem carnaval, a pedida é curtir o verão e as belezas dessa terra

Publicado em: 20/02/2021
Por: Adilson Fonsêca


Você quer aproveitar o verão na Bahia mas está triste porque não teve carnaval este ano, relaxe. Essa terra é linda demais e dá para curtir o ano todo. Em Salvador ou no interior do Estado, isso não se constitui um problema. Apesar da capital baiana e boa parte do interior do estado respirar o carnaval em quase todos os lugares, existem espaços para os que querem lazer e curtir as férias e o verão sem os agitos e embalos da axé music.

Se você está em Salvador, em casa de amigos ou parentes, ou mesmo em hotéis, temos vários roteiros para curtir Salvador e seu entorno, incluindo ilhas deslumbrantes. E tem ainda opções como as praias do Litoral Norte, a partir de Itapuã, e locais próximo à capital, como as Ilhas de Maré e suas belezas das praias de Nossa Senhora das Neves e Praia Grande de Maré, ou Ilha dos Frades, com as praias de Paramana e de Nossa Senhora de Guadalupe, única que obteve a Bandeira Azul Internacional no Brasil. Isso sem falar da  bucólica Ilha de Itaparica, berço do imortal escritor e poeta João Ubaldo Ribeiro.

Mas se o seu desejo é aproveitar as delícias do interior do estado durante o verão, mesmo no período do carnaval, são inúmeras as opções, a começar pelo Baixo Sul, nas regiões de Valença e Península de Maraú, ou Itacaré, Ilhéus e Canavieiras. Para isso preparamos algumas dicas:

Recôncavo – Mais próximas da capital baiana, as cidades do Recôncavo são ótimas opções para aqueles que buscam conhecer mais sobre a história brasileira. Quase todos os municípios da região guardam tesouros da época de ouro do período do Brasil Colonial. Comece por Cachoeira, onde se é possível, nas margens do Rio Paraguaçu, encontrar a maior preservação da identidade cultural e histórica com o passar dos anos. Além dela, fazem parte do Recôncavo as cidades de Santo Antônio de Jesus, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, Santo Amaro, São Félix, Maragojipe e Cruz das Almas.

Costa do Dendê – Difícil escolher qual o melhor. Morro de São Paulo e suja badalação é opção disputada. Mas para quem quer tranqüilidade, Boipeba, Moreré ou Garapuá são imperdíveis. Praias como a Ponta dos Garcês, em Jaguaribe, ou o vizinho município de Salinas das Margaridas são também boas opções. A região oferecve opções diversas, como praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários que fica situado entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu. Seus 115 km de litoral abrangem as localidades de Valença, Morro de São Paulo, Boipeba, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú.

Itacaré – Com dezenas de praias, rios, cachoeiras, montanhas e coqueirais, é uma das melhores opões para quem não quer se distanciar dos grandes centros urbanos. As praias de Resende e Tiririca são duas das opções nesse aprazível lugar. S separadas por morros cobertos por densa vegetação de Mata Atlântica. Areias alvas e um mar de águas frias são marcas registradas. Os altos coqueiros estão presentes principalmente na praia do Resende. O ambiente é bem informal, sem mesas ou barracas, o que deixa o banhista muito à vontade.

Península de Maraú – Taipu de Fora é um destino que não pode ficar de fora.Localizada na Costa do Dendê, mais precisamente na Península de Maraú, a cerca de 200 quilômetros ao sul de Salvador, a praia se estende por mais de um quilômetro de areias desertas e paisagem encantadora.Caracterizada por suas enormes piscinas naturais com formação de corais, tem suas águas propícias para o mergulho com snorkel.

Ilhéus – E que tal aproveitar a folga para conhecer a terra que se tornou conhecida mundialmente por ambientar os romances de Jorge Amado? Ilhéus é a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos. Capital turística da Costa do Cacau, ela é considerada o terceiro maior ponto turístico da Bahia, com patrimônios religiosos, instituições culturais, bairros e povoados.

Porto Seguro – Fuja do carnaval da cidade e vá para Trancoso, que tem as praias mais desejadas para os turistas que buscam tranquilidade. O litoral possui grãos finos de areia, além de águas mornas e calmas. A maioria das praias são desertas e preservadas da ação humana. A praia já foi eleita pela publicação norte-americana Conde Nast Travelle como um dos 15 melhores destinos turísticos do mundo.

 

Chapada Diamantina – Um dos mais incríveis parques naturais do Brasil, o Parque Nacional da Chapa Diamantina abrange cidades como Andaraí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. O local é marcado pela sua vista Mata Atlântica, campos floridos e planícies de um verde sem fim. Além disso, a região conta com imensos paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras.Entre os lugares mais conhecidos estão os Poços Azul e Encantado; Cachoeira da Fumaça e Vale do Capão, que faz parte do município de Palmeiras.

Vale do Jiquiriçá – O vale é marcado pela presença de cachoeiras, rios, morros, flora e fauna exuberantes, além do patrimônio histórico/cultural da região. Os artesanatos feitos nos municípios são marcas que costumam agradar os turistas. A região compreende as cidades de Amargosa, Cravolândia, Elísio Medrado, Jiquiriçá, Laje, Milagres, Mutuípe, Santa Inês, São Miguel das Matas, Ubaíra e Itiruçu.

Compartilhar: