简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > No Centro Histórico , bandas e orquestras

No Centro Histórico , bandas e orquestras

Publicado em: 28/02/2019
Por: Adilson Fonseca


Se não quer pular atrás de um trio ou viver o agito do carnaval pipoca, aquele que não tem cordas, mas não quer perder a oportunidade de brincar oi carnaval, o Centro Histórico é a melhor opção. Nas ruas estreitas e enladeiradas do Pelourinho, Praça da Sé e Terreiro de Jesus, orquestras, bandas percussivas e grupos performáticos fazem a festa durante todos os dias de carnaval.

Quem for ao Pelô durante o Carnaval vai se divertir muito nas ruas e ladeiras do Centro Histórico. O espaço público é cenário para as manifestações de alegria durante os dias de folia.  A partir desta sexta-feira (01), atrações de diversos estilos e para todos os gostos vão fazer a festa dos amantes do carnaval de rua, num cenário que é patrimônio cultural da humanidade.

Com o tema “O Mundo se Une Aqui!”, o carnaval do Centro Histórico é organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (SecultBA), o Carnaval da Cultura é da Bahia, e conta com diversas atrações dos mais diversos estilos e ideais para os que querem brincar o carnaval com a família e aas crianças.

No primeiro dia, entre 18h e 20h, 12 atrações vão sair pelas ruas do Centro Histórico. Dentre elas, a Escola de Samba Unidos de Itapuã, que resgata e reedita a tradição das escolas de samba no Carnaval da Bahia. Outra opção para o folião seguir é a Oficina de Frevos e Dobrados, do Maestro Fred Dantas.

No sábado (02), pela manhã, às 10h, a banda percussiva Meninos da Rocinha do Pelô, grupo idealizado pela Maestrina Elem Silva, que é moradora do Pelourinho, abre o cortejo que vai contar com mais onze atrações, que desfilam até as 22h.

Já no domingo (03), a banda Som do Timbal abre o cortejo às 10h. A festança vai se estender até 22h com bandões e grupos performáticos. O Carnaval de rua segue pelas ruas do Pelourinho na segunda-feira (04) e na terça-feira (05). Nos últimos dois dias de festa, mais de 30 entidades desfilam no Centro Histórico de Salvador. A programação completa está disponível no site www.cultura.ba.gov.br.

Carnaval da Cultura – É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval do Pelô, que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover nos palcos grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação.

Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, Hip-hop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis. E é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe.

Compartilhar: