简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Novo Centro de Convenções vai incentivar o turismo de negócios

Novo Centro de Convenções vai incentivar o turismo de negócios

Publicado em: 29/05/2019
Por: Adilson Fonsêca


Imagine vir a Salvador para trabalhar, participar de um congresso, uma convenção e fazer tudo debruçado sobre o lindo mar da Bahia. No final do ano, quando for inaugurado, o novo Centro de Convenções de Salvador será o terceiro maior do País, com capacidade para atender até 14 mil pessoas em eventos, divididos em três pavimentos e contará ainda com duas áreas para shows. Tudo à beira mar, na área do antigo aeroclube.

O equipamento está em obras na Praia da Boca do Rio e será um incentivador do turismo de negócios na Baixa Estação, que costuma ocorrer no período de abril a outubro, no intervalo da Alta Estação, que acontece entre novembro a março de cada ano.

Terceira maior estrutura municipal do tipo no país, a obra do Centro de Convenções de Salvador segue em ritmo acelerado e já está com mais de 40% 32% concluída. As instalações, no formato de uma pomba, símbolo da bandeira de Salvador estão sendo montadas em uma área de 37 mil metros quadrados, em um espaço total de 103 mil metros quadrados, que incluem estacionamentos e espaços para shows.

Cidade eminentemente turística, Salvador tem um fluxo de turistas intenso entre vos meses de outubro a março, período da chamada Alta Estação, quando se realizam as festas populares e o carnaval. Nos meses subsequentes o número de visitantes costuma cair, por falta do principal atrativo da cidade, as praias e o clima de verão. Com o novo equipamento, Salvador passa a ter uma agenda de turismo ao longo do ano, com eventos e convenções, preenchendo uma lacuna que costumava acontecer logo após o carnaval, no chamado período de Baixa Estação.

O centro terá capacidade para receber 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e convenções. Mas faltando mais de seis meses para a sua entrega, o equipamento já se insere na agenda de turismo de negócios da capital baiana e pelo menos três grandes eventos já estão agendados para acontecer no espaço, a partir do ano que vem. “Hoje a cidade já vive um pouco esse impacto. A obra já ganha uma dimensão, uma proporção e chama atenção de quem passa aqui pela região. Muitas pessoas não conhecem efetivamente a obra, o que já foi produzido, quais os próximos passos, o estágio em que estamos, mas posso dizer que seguimos bem adiantados”, considerou o secretário da Secult, Cláudio Tinoco.

Segundo o CCS, consórcio responsável pelas obras e formado pelas empresas Andrade Mendonça e Axxo, o sistema construtivo do equipamento é similar ao utilizado na implantação do Hospital Municipal de Salvador (HMS), cuja entrega foi antecipada em três meses. O consórcio trabalha com estruturas pré-moldadas, em conjunto com outras metálicas e lajes, o que acelera a execução.

Agenda de congressos – Pelo menos três grandes eventos já foram agendados para o novo Centro de Convenções de Salvador. De imediato já está agendado a realização do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), em maio de 2020, com estimativa de quatro mil participantes. Para 2021 foi agendado também o Congresso Brasileiro de Mastologia. E em 2024 Salvador vai sediar o 7º Congresso Mundial de Trauma.

Shows e auditórios – No Centro de Convenções haverá dois locais para shows, cada um com capacidade para 20 mil pessoas, um externo ao equipamento e outro interno, com 28 camarotes de 50 metros quadrados, que serão moduláveis e irão atender aos dois espaços multiusos, tanto o de fora do centro quanto o de dentro. Esses camarotes poderão se transformar em salas de reunião quando não houver shows.

O espaço contará ainda com oito auditórios moduláveis de 800 metros quadrados cada. Terá também seis salões de 522 metros quadrados cada, 12 salas de 236 metros quadrados e 28 de reuniões que irão virar camarotes tanto para os shows externos quanto internos. O estacionamento será para mais de 1,4 mil veículos. O equipamento terá três pavimentos e será 100% climatizado e com acessibilidade.

Compartilhar: