简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Praia de Algodões, a Bahia sempre lhe surpreendendo

Praia de Algodões, a Bahia sempre lhe surpreendendo

Publicado em: 10/05/2019
Por: Adilson Fonsêca


Não se sabe se o nome deriva das espumas brancas em um mar de cor azul, ou se pela maciez da areia, mas a Praia de Algodões, na Península de Maraú, no Baixo Sul da Bahia, é um daqueles lugares que consegue surpreender mesmo quem já esteja familiarizado com as belezas do litoral baiano.

Cercada por coqueirais e em boia parte praticamente desabitada, essa parte de Maraú difere das badaladíssimas praias de Taipu de Fora e de Dentro, e mesmo de Barra Grande. Isso porque a longa faixa de areia, formação de piscinas naturais, mar transparente, cercada por coqueiros e um ar de provincianismo, compensa a pouca infraestrutura hoteleira e turística dos lugares mais freqüentados.

O povoado de Algodões dá acesso à primeira praia da Península de Maraú, e no local há apenas algumas pousadas, restaurantes simples e casas de veraneio. Não há mais de dez pequenas ruas no lugar. Mas é justamente essa pouca estrutura que dá a Algodões o encanto primitivo dos lugares ainda rústicos e naturalmente preservados. A praia fica mais protegida dentro de uma baía “meia-lua”, deixando o mar mais calmo e propício à formação de piscinas naturais.

A Praia de Algodões é mutável e adquire características diferentes de acordo com o movimento das marés. Durante o período de baixa,o mar é calmo e forma piscinas naturais em meio aos arrecifes. Na maré alta, as ondas mais agitadas tomam conta da faixa de areia. Contudo, em qualquer período, a quietude do lugar, aliado à sua rusticidade primitiva, é um convite ao passeio e à contemplação do por do sol, e é claro, ao banho de mar.

Como chegar

A Praia de Algodões está localizada no início da Península de Maraú, entre as Praia de Saquaíra e a Praia de Piracangari. O acesso mais fácil é de carro, a partir da BR-030. Os carros ficam estacionados nas ruas próximas à praia. Para quem deseja ir a pé, pela faixa de areia, o melhor caminho é a partir da Praia de Saquaíra. A praia também pode ser acessada de quadriciclo e com o transporte regular de táxi e jardineiras a partir do centro de Barra Grande.

Compartilhar: