简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Quadrado de Trancoso, para ir e ficar

Quadrado de Trancoso, para ir e ficar

Publicado em: 26/07/2019
Por: Alex Ferraz


​Tudo começou com uma pequena vila, fundada no inicio da colonização portuguesa pelos Jesuítas como aldeamento indígena para catequização dos índios, e que ganhou o nome de  São João dos Índios. Essa é a história desse paraíso chamado Trancoso.

Os hippies se encantaram pelo lugar na década de 70 e daí em diante Trancoso não para de crescer. É um crescimento harmonioso. A velha vila abriga hoje belíssimas pousadas e restaurantes comandados por grandes cheffs, mas também hospedarias modestas e restaurantes caseiros, onde o tempero não fica nada a desejar à​ sofisticação dos finos restaurantes.

​Considerado um dos destinos mais famosos da Bahia, no Litoral Sul, Trancoso ​tem crescido equilibrando-se nesse delicado perfil: ​é uma vila que, em meio a endereços chiques de famosos, belos hotéis e estonteantes resorts, exala uma tranquilidade surpreendente.

Tudo isso em meio a um público jovem, descolado e globalizado, pois tem gente de quase todas as partes do mundo. E Vips e milionários, que ergueram ao longo de sua costa, belíssimas mansões debruçadas sobre um mar azul cintilante. ​

O ápice do charme é a grande praça central da vila, conhecida como Quadrado, cercada por um belo casario colorido e onde se destaca  ​uma bucólica​ igrej​inh​a branca.

​A vila é o point onde tudo acontece, onde se falam diversas línguas e de onde exala charme e, por que não dizer, exuberância de belezas diversas.


Nas casinhas que chegam a parecer ​um ​presépio, há bares, restaurantes, enfim, tudo o que aqueles que querem curtir lazer com muita tranquilidade pode querer. O clima ameno, durante todo o ano, é mais um reforço para o conforto dos visitantes.

O acesso a Trancoso pode ser por via aérea, mas o aeroporto local só recebe pequenos aviões. No entanto, há o de Porto Seguro, onde pousam grandes jatos, a 47 quilômetros da Vila. De carro ou ônibus, o trajeto é BR-101 (até Eunápolis), BA-367 (direção Porto Seguro), entrando na BA-001 (direção Trancoso). Para quem está em Porto Seguro, é possível pegar uma balsa para Arraial d´Ajuda e, de lá, a estrada Trancoso x Arraial d´Ajuda.

Compartilhar: