简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Reserve as energias para o ciclo defestas populares e Ensaios de Verão

Reserve as energias para o ciclo defestas populares e Ensaios de Verão

Publicado em: 27/11/2019
Por: Adilson Fonseca


Separe o tênis ou sandálias de tira. O short ou a bermuda, camiseta ou blusa leve, e, principalmente, muita energia e disposição. A temporada de festas populares de Salvador está chegando e vai até o carnaval, com muita agitação e descontração e uma alegria contagiante durante o dia e a noite, em locais desde o Centro Histórico, a bares e locais privados na orla, Rio, rio Vermelho e Cidade Baixa. São festas do calendário religioso/sincrético e os chamados ensaios de verão, que são os preparativos de bandas e blocos para o Carnaval.

De dezembro até o carnaval a festa em Salvador e envolve tanto os próprios baianos, como, e principalmente, os turistas, muitos dos quais retornam, por terem se rendido aos encantos da baianidade. O calendário é recheado de eventos, festas populares e ensaios pré-carnavalescos, que agitam, toda a cidade e transformam o período entre a primavera e o verão, em um grande cenário de alegria, participação e diversidade. Aproveite.

DEZEMBRO

Festa de Santa Bárbara
Dia: 04 de dezembro
Local: Largo do Pelourinho
Todo as ladeiras do Pelourinho ficam cobertas de pétalas vermelhas, e o cheiro de alfazema paira no ar. Essa linda Festa para Santa Bárbara é considerada Patrimônio Imaterial da Bahia. A Santa é reconhecida por proteger seus devotos durante as grandes tempestades, conhecida pelos seguidores do Candomblé como Iansã.

Nossa Senhora da Conceição da Praia
Dia: 08 de dezembro
Local: Bairro do Comércio
Situada no sopé da montanha que liga a cidade Alta à Baixa, está a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a terceira construída no local. No dia 08 de dezembro, tem Festa Típica Popular em homenagem à padroeira da Bahia, sendo a festa religiosa mais antiga do Brasil

Festa de Santa Luzia
Dia: 13 de dezembro
Local: Pilar, no Comércio
A Festa Típica Popular de Santa Luzia significa portadora da luz ou aquela que serve a Luz. Durante as homenagens, os fiéis formam longas filas para molharem os olhos com a água milagrosa de Santa Luzia

Festival Virada Salvador
Dias: De 28/12 até 01 de janeiro
Local: Boca do Rio
A Capital do Verão apresenta o Festival Virada Salvador. Serão cinco dias de música com mais de 70 horas de diversão, com mais de 20 atrações musicais. Prepare-se para viver novas sensações..

Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes
Dia: 31 de dezembro e 1 de janeiro
Local: Cidade Baixa
Duas procissões marítimas: a primeira, no dia 31 de dezembro, faz o percurso Largo da Boa Viagem/Basílica da Conceição da Praia; a segunda, no dia 1º de janeiro – uma das mais populares da cidade – conta com centenas de embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos.

JANEIRO

Festa de Reis
06 de janeiro
Local: Largo da Lapinha

Lavagem do Bonfim
Dia: 17 de janeiro
Local: Caminhada do Comércio até a Igreja do Bonfim.
Festa típica Popular: Comemorado na segunda quinta-feira do ano, a tradicional lavagem das escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O festejo começa em frente à Igreja da Conceição da Praia, onde acontece um Culto Ecumênico. Depois, dá-se início a uma caminhada de 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

São Lázaro
Dia: 31 de janeiro
Local: Federação
Devotos de São Roque e São Lázaro e de Omolu, já sabem que todo 16 de agosto (São Roque) e 31 de janeiro (São Lázaro) é dia de prestar homenagens a eles. Esta celebração é uma das tradições compartilhadas nas diversas regiões do Engenho Velho da Federação e Federação.

“Segunda-Feira Gorda” da Ribeira

Local: Ribeira

FEVEREIRO

Festa de Yemanjá
Dia: 02 de fevereiro
Local: Rio Vermelho
Desde a madrugada, adeptos do candomblé, turistas e devotos formam filas imensas para colocar oferendas e pedidos nos balaios que ficam na Casa do Peso no Bairro do Rio Vermelho, a Casa de Iemanjá. Toda a orla é tomada por gente, vendedores de comida baiana e muita música. No final do dia, um cortejo de barcos leva os balaios cheios de flores para alto mar.

Lavagem de Itapuã
21 de fevereiro
Local: Itapuã

Fuzuê / Pré Carnaval de Salvador
Dia: 23 de fevereiro
Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra).
Bandas de chão que arrastam famílias inteiras lembrando o melhor dos antigos carnavais, sempre com muitos grupos culturais, folclóricos e tradicionais.  Ocorre no Circuito Orlando Tapajós: contra-fluxo no circuito Dodô (de Ondina em direção à Barra), entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra.

Furdunço / Pré Carnaval de Salvador
Dia: 24 de fevereiro
Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra)
O segundo dia de pré-carnaval já conta com bandas e grupos artísticos, além de equipamentos eletrônicos como os minitrios. Ocorre no Circuito Orlando Tapajós criando em 2016: contra-fluxo no circuito Dodô (de Ondina em direção à Barra), entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra.

Pipoco
26 de fevereiro
Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra)

Carnaval de Salvador
27 a 05 de março

Ensaios de Verão

Festival de Verão
Quando: 8 e 9 de dezembro
Onde: Arena Fonte Nova

Shows Bell Marques
Jingle Bell
Quando: 23 de dezembro
Local: Pupileira – Nazaré

Bonfim de Tarde
Quando: 17 de janeiro
Local: Bahia Marina

Enxaguada do Bonfim
Evento: Carlinhos Brown. Local: Museu Du Ritmo (Comércio) a partir das 14h sob o comando de Carlinhos Brown, Péricles, Diogo Nogueira e Nelson Rufino. Quando: 17 de janeiro de 2019

Shows Léo Santana
Baile da Santinha
Local: Wet’n Wild
Quando: Todas as sextas de Janeiro de 2019
Primeira sexta de fevereiro
No dia 18 de janeiro, shows de Wesley Safadão, Marília Mendonça, Mariana Fagundes, Cat Dealers e do anfitrião, Léo Santana.
No dia 25 de janeiro no Wet’n, a partir das 21h e, além do show de Léo Santana, o público vai conferir apresentações de Ferrugem, Zé Neto & Cristiano, Felguk e Gabriel Diniz.

Shows do Harmonia do Samba
Evento: Melhor Segunda-Feira do Mundo
Onde: Wet’n Wild

Encontro de Verão – Denny Denan
Quando: 4, 11, 18 e 25 de janeiro, a partir das 19h

Compartilhar: