简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Salvador está entre os melhores destinos do planeta

Salvador está entre os melhores destinos do planeta

Publicado em: 15/02/2019
Por: Adilson Fonsêca


O que o Jornal New York Times, o site de busca Booking, a revista Holland Herald, o canal National Geographi e o Terra descobriram sobre as belezas naturais, culturais e históricas de Salvador, o baiano há muito tempo já sabia: é em Salvador onde se realiza a maior festa popular do planeta, o carnaval. E é para a capital baiana que as atenções de boa parte do Brasil e do mundo se voltam durante o verão.

E os números mostram essa procura. Nos três meses do auge do verão – janeiro a março – as estimativas apontam para mais de 600 mil visitantes estrangeiros, que somados aos mais de 2 milhões de turistas brasileiros, praticamente dobram a população da capital baiana, de aproximadamente três milhões de habitantes.

E os atrativos não se resumem apenas ao carnaval, considerado a maior festa popular do planeta, mas ao seu Centro Histórico, à culinária, única com a mistura da herança portuguesa com a indígena e principalmente com a africana, mas principalmente ao jeito peculiar do baiano, que exala cultura diversa e musicalidade em todos os cantos da cidade. Aqui, nessa terra fundada em 1549, o sincretismo religioso sai das igrejas e dos terreiros de candomblé, e se misturam nas festas populares e até mesmo durante o carnaval.

E não foi à toa que o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) e a Prefeitura definiram que o tema oficial da folia momesca deste ano será “O Mundo Escolheu Salvador”. A ideia para a concepção da marca tem relação com a posição em que a capital baiana alcançou neste Verão como destaque de destino turístico nacional e internacional. A cidade vem batendo recordes em relação ao número de visitantes estrangeiros e sendo citada em importantes publicações ao redor do mundo.

Melhor destino – Quem ainda não visitou Salvador deve estar se perguntando o que atrai tantos turistas para a capital baiana. E as respostas estão na lista “52 Places to Go in 2019” (“52 Lugares para ir em 2019”), publicada pelo jornal The New York Times, indicando Salvador como um importante destino turístico para este ano. A capital baiana é a única cidade brasileira integrante da lista.

Além disso, a revista Holland Herald, da Holanda, também aborda a capital como importante destino e menciona o Carnaval, apelidando como o “maior do mundo” e ressaltando que o evento atrai milhões de pessoas todos os anos. O veículo afirma ainda que a celebração de massa da capital baiana é “o que há de melhor” em herança cultural.

Outro exemplo é a publicação National Geographic que também colocou Salvador como uma das cidades escolhidas entre os 28 lugares indicados para viajar em 2019. A publicação cita a capital baiana como o coração e a alma musical do Brasil, ressaltando a capoeira, o axé e o Carnaval. Neste Verão, a Prefeitura tem uma estimativa de receber cerca de 610.757 turistas estrangeiros, um aumento de 16,7% em relação ao ano passado, que somou 523.650 visitantes de fora do Brasil entre os meses de janeiro e março.

Compartilhar: