简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Serra Grande, o plano B para quem quer fugir do agito de Itacaré

Serra Grande, o plano B para quem quer fugir do agito de Itacaré

Publicado em: 29/11/2019
Por: Adilson Fonsêca


Tem um momento que é preciso dar um “time” na agitação, mas ao mesmo tempo sem perder de visita lugares paradisíacos, mesmo quando esse lugar se trata de uma dessas estonteantes praias do litoral baiano, onde o sol brilha o ano todo e a agitação inevitavelmente acaba fazendo parte do roteiro daquela viagem tão sonhada. Estamos falando de Serra Grande.

Esse paraíso fica a poucos quilômetros de Itacaré, um dos lugares à beira mar mais agitados da Bahia, com direito a festival de surf, comidas típicas e uma vida noturna pra lá de intensa. Um recanto que guarda espaço para o relaxamento, diante de uma maravilhosa praia, de um bom banho de mar e de um por do sol de perder o fôlego.


Serra Grande é assim. Sem fama de point turístico, sem os preços de outras praias e cidades incluídas no roteiro VIP dos destinos baianos, mas uma vila tranqüila entre o mar e a Mata Atlântica, onde nos 22 quilômetros de praias pode-se ter de tudo, sem necessariamente concentrar o agito dos grandes balneários.

Serra Grande é uma vila que surgiu em 1943 e que virou o grande refúgio dos que gostam de praias belas, mas querem curtir um pouco de tranqüilidade. Está localizada no coração da estrada para Ilhéus e Itacaré e de onde se descortina a bela visão de praias de areia branca e cheias de coqueiros.

Curiosamente a vila de Serra Grande, situada entre dois importantes pólos turísticos – ilhéus e Itacaré – conseguiu manter seu estilo pacato e tranquilo apesar do intenso comércio turístico dos últimos anos. Ela ainda continua a ser uma pequena comunidade onde as pessoas negociam no mercado local pela manhã e à noite se reúnem na famosa pizzaria local para dançar um forró tradicional. Com direito a um banho de cachoeira na volta da praia. Coisa para muito poucos.

A vila fica no topo de uma colina verde com vista para Mata Atlântica – boa parte ainda virgem – e para o mar claro e azul. Através do lugar mais alto da cidade conhecido como o “Mirante da Serra”, você pode deixar a sua mente viajar para longe desfrutando de um belo por-do-sol e de uma bebida gelada no local.

Muitas de suas praias são quase virgens, com muito verde, piscinas naturais e rios que formam um belo cartão postal. E para quem quer dar um tempo da água salgada, de volta de um dia inteiro no mar, as cachoeiras de água cristalina são mais um convite para você estender sua estada nesse paraíso.

Como chegar

A estrada que leva à vila de Serra Grande é conhecida como a “veia da Mata Atlântica” pelo fato de estar localizada no selvagem e protegido Área de Proteção Ambiental Serra do Conduru. Localizada no município de Uruçuca, a 420 quilômetros de Salvador e a 40 de Ilhéus, é de fácil acesso.

O Aeroporto mais próximo esta localizado em Ilhéus, recebendo vôos diários de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Os ônibus que fazem a rota para Serra Grande vêm principalmente das cidades de Porto Seguro, Itabuna,Ilhéus, Itacaré e Salvador.

A principal rota para chegar à vila é um imenso corredor verde, a BA-001, a mesma rodovia que sai de Bom Despacho, na travessia de Ferry Boat pra a Ilha de Itaparica, e segue em direção a Valença e Camamu e vai até Ilhéus. Já do mirante no centro da vila, pode-se ver o visual fantástico das praias de Pé de Serra e Sargi, e o litoral norte de Ilhéus.

Para chegar a uma das belas praias – Pompilho, Prainha, Pé de Serra e Sargi – o visitante precisa encarar uma trilha de aproximadamente 20 minutos. O esforço vale a pena e parece uma praia particular. E sempre depois da praia, há a opção de um banho de água doce para refrescar., nos rios Pancadinha e Sargi.

Compartilhar: