简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Show das baleias jubartes encanta os turistas no litoral baiano

Show das baleias jubartes encanta os turistas no litoral baiano

Publicado em: 17/01/2020
Por: Adilson Fonseca


Ser você ainda não se preparou, é melhor se apressar, se não quiser perder um dos mais belos e excitantes espetáculos da natureza, que acontece todos os anos no litoral sul da Bahia, proporcionado pelas baleias Jubaetes. Essa espécie de mamífero marinho costuma migrar das águas geladas do Hemisfério Norte, nessa época do ano,, para o Oceano Atlântico, mas precisamente no litoral baiano, onde as águas são mais quentes nesse período do ano. Vêm para agasalar-se e se reproduzirem.


Por isso, de agosto a novembro, as águas temperadas e claras do Litoral baiano costumam ter um extraordinário espetáculo a mais. Algumas espécies estendem seus passeios pelo mar e chegar mesmo a aparecer no litoral de Salvador, próximo à Baía de Todos os Santos. A temporada de observação das baleias jubartes já começou e deve registrar maior concentração de cetáceos até o mês de outubro. Especialistas indicam que cerca de 20 mil baleias passarão pela costa brasileira nesse período.
A temperatura das águas é o principal atrativo e transformou o litoral baiano em área de reprodução das baleias jubartes. Ao longo do litoral da Bahia, entre Mucuri até próximo a Salvador, é possível observá-las no seu espetáculo, tanto ao longo das praias de Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré e Caravelas (Abrolhos). O arquipélago de Abrolhos é considerado o maior berçário desses animais que encantam milhares de turistas todos os anos.


Para proporcionar aos amantes da natureza uma aproximação maior, embarcações de turistas partem de Caravelas em direção a Abrolhos, em um deslocamento de aproximadamente quatro horas, até que os visitantes possam assistir ao espetáculo das baleias, seus jatos de água e movimento da cauda. Protegidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela Marinha, os animais sentem-se seguros para dar saltos, exibindo até dois terços do corpo, o que faz a alegria dos visitantes.
CUIDADOS – Para garantir uma atividade turística responsável e que valorize o bem-estar dos animais são necessários alguns cuidados. Antes do embarque, o turista assiste a uma palestra para nivelamento de conhecimentos sobre as baleias, seu comportamento e detalhes sobre a atividade. Depois é distribuído um folder sobre o turismo de observação de baleias.


O Projeto Baleia Jubarte capacita, anualmente, marinheiros, mestres de embarcações e agentes de turismo para orientar turistas quanto às normas de avistagem. Esses profissionais acompanham os passeios promovidos por operadoras parceiras do projeto para garantir um contato responsável com os animais

Como chegar ao Arquipélago de Abrolhos
– Partindo de carro da capital baiana Salvador, o acesso é pela BR-101 até a altura da cidade de Teixeira de Freitas (BA), seguindo pela BA-290 e pela BA-001 até chegar a Caravelas.
– De Salvador até Caravelas são 886 quilômetros, numa média de nove a 10 horas de viagem de carro mais de 12 horas de ônibus.
– De avião, o ideal é ir até Porto Seguro e de lá alugar um carro. O aeroporto de Teixeira de Freitas, a 90 quilômetros de Caravelas só recebe aviões de pequeno porte

Compartilhar: