简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > As surpresas que te esperam na Chapada

As surpresas que te esperam na Chapada

Publicado em: 01/09/2020
Por: Adilson Fonsêca


A Chapada Diamantina, no coração da Bahia, reservam surpresas que à cada dia encantam visitantes e mesmo os próprios baianos. E as cachoeiras, formadas pelos muitos afluentes da Bacia do Rio Paraguaçu, pelas dimensões, formatos, acessos, e inusitado, revelando um pedacinho da natureza que à cada dia se renova e surpreendem quem as descobres.

É o caso da Cachoeira do Mosquito, que fica na Fazenda Santo Antônio, a pouco mais de uma hora de carro, a partir da cidade de Lençóis.São quase 20 quilômetros de estrada de terra , dos quais 6,5 km já no interior da propriedade, onde se cobra uma taxa para que seja feita a manutenção da trilha.

Chegando ao local, a surpreendente queda de 60 metros de altura compensa todo o esforço. Além da cachoeira em si, que é formada em meio a um cânion, a vista proporcionada por um mirante é de tirar o fôlego. A melhor época párea visitar a região, é no período das cheias dfos rios, entre marçoi, abril e maio.

Para quem não conhece a região, é sempre bom ter o acompanhamento de um guia. Mas em Lençóis, as agências de Turismo normalmente, fecham pacotes de passeios para a Cachoeira do Mosquito e incluem uma ida ao Poço Azul , outro ponto turístico bastante visitado.

Como chegar – Saindo de Salvador são 410 quilômetros seguindo pela BR-324 até Feira de Santana e de lá seguindo pela BR-116 até a entrada de Itaberaba, quando começa a BR-=242 e de lá até a cidade de Lençóis. Depois são 40 quilômetros – 20 km de asfalto e mais 20 km de estrada de barro.

Para chegar na Cachoeira do Mosquito pega-se a estrada secundária que sai de Lençóis em direção à BR 242. Chegando lá, vira à direita, no sentido da BR 116 e rodamos mais nove quilômetros, quando entramos na estrada de barro à esquerda, até chegar à fazenda Santo Antonio, onde fica a cachoeira. Depois que estacionar o carro, segue-se por uma trilha de aproximadamente meia hora. Depois a trilha desce para a base da cachoeira e se chega ao local do banho.

Compartilhar: