简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Um  gostoso frio de inverno, nas noites de Lençóis

Um  gostoso frio de inverno, nas noites de Lençóis

Publicado em: 16/08/2019
Por: Alex Ferraz


Curtir um friozinho entre oito e 15 graus em pleno Nordeste? Perfeitamente possível, para quem faz um roteiro de inverno na Chapada Diamantina, no centro do Estado da Bahia. E mesmo agora, no outono, ele já começa a dar às caras, mais tímido, mas nem um pouco menos gostoso.

Tanto é assim, que a mais famosa e charmosa cidade da região, Lençóis, realiza todos os anos o seu Festival de Inverno, oferecendo inúmeras atrações musicais, todas elas mais ligadas à MPB e outros gêneros fora do circuito do axé, pagode etc.

A névoa que costuma emoldurar as serras é um atrativo. Ela só se dissipa com o sol a pino, por isso, amanhecer e contemplar o seu entorno costuma reservar uma paisagem pouco comum em termos de Bahia.

Há pousadas e hotéis de luxo na cidade (na verdade, Lençóis oferece cerca de 70 opções de hospedagem, desde albergues, pousadas até hotéis), que fica lotada de visitantes, além da oferta de muita comida típica ao longo de todo o centro, em restaurantes e mesmo barracas padronizadas. Ali, o visitante pode curtir noites de queijos e vinhos e degustação de licores.

O acesso não é difícil e numa manhã pode se chegar até a cidade, partindo de Salvador. O rico casario já justifica a viagem, mas quem busca aventura, passeios na natureza e o ecoturismo então chegou no lugar certo.

Outras cidades, como Mucugê, também são ótimas opções para o turismo de inverno. Trata-se de uma das mais antigas cidades da Chapada, fundada no final do século XVIII e também famosa pela produção de pedras preciosas.

Embora as temperaturas mínimas fiquem entre oito e 15 graus no inverno, há relatos de pessoas que juram ter vivido, na madrugada, algo em torno de zero grau, inclusive na cidade mais fria da Chapada, Piatã.

Lençóis fica a cerca de 420 km de Salvador,seguindo pela BR-324 ate Feira de Santana e a partir desta cidade pela BR-242.

Compartilhar: