简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Verão chegando e a Bahia tem praias incríveis. Difícil, mas escolhemos cinco

Verão chegando e a Bahia tem praias incríveis. Difícil, mas escolhemos cinco

Publicado em: 18/10/2020
Por: Adilson Fonsêca


Afinal são 1.100 quilômetros de litoral (o maior do Brasil), com opções para todos os gostos. De praias oceânica, propícias para o surf, como muitas no Litoral Sul em Itacaré, ou no Litoral Norte do Estado, como em Itacimirim, àquelas que mais parecem piscinas, de tão calmas e límpidas, como a do Porto da Barra e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, ambas em Salvador. Há ainda aquelas que são cercadas de rara beleza, por estarem em uma península, como as de Maraú, Boipeba e Morro de São Paulo. Ou protegidas por falésias, como em Trancoso, Prado e Mucuri. Difícil escolher qual a melhor.

Mesmo com a pandemia, e obedecendo aos rígidos controles de segurança sanitária, a Bahia é um eterno convite para visita durante a chamada alta estação, que por este lado já começou. Cercadas por uma natureza das mais diversificadas, o visitante vai ter à disposição os mais diversos cenários, que incluem de enseadas paradisíacas e estuários cercados por manguezais, além de extensas faixas de coqueiro e de Mata Atlântica. Algumas são quase desertas, outras, badaladas, possuem completa infraestrutura. Mas em todas elas, a beleza que poucos estados do país conseguem reunir em um só lugar.

Com uma extensa faixa litorânea, de norte a sul, a Bahia tem ótimas e variadas opções para quem deseja aproveitar o mar, o sol e o céu nordestino. Então, porque não aproveitar o verão antecipado, claro, com os devidos cuidados contra a ação do coronavírus. Destacamos cinco praias, mas é claro, trata-se de uma sugestão, pois cada uma delas tem um encanto especial. Programe-se.

Moreré, na Ilha de Boipeba

Fica no Baixo Sul, região do município de Valença. De águas tranquilas e límpidas, a localidade é ainda um paraíso não tão conhecido como sua vizinha Morro de São Paulo. É o ideal para quem quer desacelerar ao máximo, sem estar isolado do mundo. São cenários paradisíacos que convidam ao relax com conforto e em

Em Moreré o mar é calmo e cristalino e, a praia tem uma grande extensão de areia, onde é possível relaxar sob as sombras dos coqueiros gigantes que cercam todo esse litoral. Além da beira da praia, Moreré também abriga suas piscinas naturais, onde de tão cristalinas, dá para se ver a vida que existe abaixo da superfície, com corais e peixinhos. O acesso é também uma aventura, onde é necessário alugar um barco ou participar de passeios que realizam a volta a ilha.

Taipu de Fora, na Península do Maraú

O ponto de partida é a cidade de Camamu, seguindo na mesma estrada que sai de Valença e vai até Ilhéus (BA-001); De lá saem barcos para Barra Grande ou mesmo a pequena cidade de Maraú. A península toda é recortada por praias paradisíacas, e que merecem ser visitados, como Barra Grande, Algodões, Saquaíra e Taipu de Fora.

A Praia de Taipu de Fora já foi eleita uma das mais bonitas do Brasil e da Bahia. A localidade é rica em piscinas naturais bem próximas à faixa de areia, durante a maré baixa. Com boa infraestrutura, tem diferentes pousadas ou casas de temporada e uma culinária típica, à base de frutos do mar. Para quem quer fugir da agitação, é só caminhar por 10 minutos em direção a Praia da Ponta de Mutá e aproveitar o cenário majestoso, repleto de coqueirais que beiram a areia e contemplar a beleza natural da região.

Praia do Satu, em Caraíva

Se a vila de Caraíva, na Região de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, no Litoral do Extremo Sul da Bahia por si só já é um convite à parte, a Praia do Satu é o paraíso para os amantes da natureza. Semi deserta, é de difícil acesso – para chegar, é necessário atravessar o rio Caraíva de barco e caminhar por mais quatro quilômetros à beira-mar. O trajeto percorrido já é uma verdadeira contemplação por si só. Mas ao chegar no Satu, você percebe  que vale a pena o esforço.

O cenário revela o encontro da mata virgem com a areia e o mar, com a maré baixa e com a tranquilidade do lugar. Por lá, que é quase uma área inabitada, não tem comércio local com barracas de praia, por isso é necessário levar tudo o que for consumir. A praia do Satu tem cenários distintos, como a Lagoa do Satu, que tem água doce e calma; e a Lagoa do Mucaba, que oferece água salgada, vinda do mar.

Praia do Espelho, em Trancoso

Dizem que um dos motivos para o entusiasmo de Pedro Alvares Cabral, ao encaminhar uma carta a Portugal de4sc revendo o descobrimento do Brasil, em 1500,foi a beleza do litoral baiano de Porto Seguro. A Terra do Descobrimento, como é chamada, mais de 500 anos depois, continua encantando não só baianos, mas turistas de todo o mundo, muitos dos quais, ao conhecer suas belezas, resolvem por ali ficar. Histórias à parte, a região é uma das mais belas do Brasil e por isso mesmo, polo atrativo de turismo o ano todo.

Por lá, a Praia do Espelho, também chamada de Curuípe, é uma das mais conhecidas e frequentaas da região entre Trancoso e Caraíva. A peraia é protegida por uma extensa muralha de falésias, que são formadas em diferentes tons, entre vermelho, bege e rosa. As piscinas naturais, formadas durante a maré baixa, são as responsáveis pelo nome de Praia do Espelho – já que a água, de tão cristalina, reflete o céu e as falésias que estão em volta. Além dessas formações rochosas, a praia guarda coqueiros imensos, elemento típico do litoral nordestino, e também tem um rio que desabrocha no mar, fazendo divisa de algumas paisagens. Apesar da rusticidade presente na área, a Praia do Espelho tem uma excelente infraestrutura com pousadas, restaurantes e quiosques à beira-mar.

Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe (Ilha dos Frades)

Para quem não quer perder o contato com o mundo, sem deixar de desfrutar da natureza, a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe foi a primeira na Bahia a receber o Selo Azul Internacional, por causa da sua balneabilidade e todos os demais requisitos que a tornam uma das melhores do Brasil. Faz parte do município de Salvador e fica a meia distância entre a capital e a Ilha de Itaparica, no coração da Baía de Todos os Santos.

De águas azuis translúcidos, a praia é alcançada a partir de embarcações alugadas quye saem do Terminal Turístico de Salvador (ao lado do Mercado Modelo) ou da vizinha cidade de Madre de Deus. A viagem, a depender do tipo de embarcação, dura em média 30 minutos. Ou seja, dá para fazer aquele roteiro bate-volta e ainda poder retornar para curtir a noite nos recantos boêmios em Salvador.

Compartilhar: