ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > A festa começou! Agora é só forró

A festa começou! Agora é só forró

Publicado em: 10/06/2023
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

Até o próximo dia 30 a Bahia é praticamente uma festa só. Desde o início do mês que a tríplice comemoração junina começou, com as trezena em homenagens a Santo Antônio, que vão até o dia 13, em Salvador e em vários municípios do interior do Estado. Na capital baiana, as festas acontecem, principalmente, na Igreja de Santo Antonio da Barra, e no bairro de Santo Antonio Além do Carmo, no Centro Histórico, além, do Santuário de Irmão Dulce e em bairros da periferia.

Na Igreja da Barra a festa teve no último no dia 31 e segue até o dia 12 de junho, com a celebração da Santa Missa logo após a oração da trezena, que começa sempre às 18h. em cada dia, a celebração eucarística será presidida por um padre diferente, incluindo a presença especial do Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, e dos bispos auxiliares, Dom Marco Eugênio e Dom Walter Magno, que participarão da homenagem ao Santo.

Quermeses, com barracas de comidas típicas e adereços em louvor ao santo, fazem parte da programação, tanto em Salvador, como em cidades do interior, que normalmente, após as celebrações religiosas, dão início aos forros nos largos e entornos das igrejas.

Já no Centro Histórico de Salvador, a Prefeitura Municipal elaborou uma intensa programação ao Santo Casamenteiro, com apresentação musicais e shows diversos nas ruas do bairro, desde o Carmo até o Largo do Santo Antônio. A programação, construída em acordo com a comunidade do bairro, contará com Bazar da Paróquia, Feira da Sé, Vila Gastronômica idealizada pela Associação dos Barraqueiros de Festas (ABFEST) e Rota Gastronômica Sabores do Interior.

A programação ainda terá a presença de “Gonzagão” pelas ruas; carrinhos de cafezinho vendendo licor; Coreto Santo Antônio com trios de forró pé de serra e Oratório de Keiller Rêgo; Tríduo de Santo Antônio do artista Rodrigo Guedes, com apresentação do Coral do Mosteiro de São de São Bento; e missas da Trezena de Santo Antônio.

São João e São Pedro- No início do mês o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, apresentou para baianos e turistas as ações que promovem os festejos juninos em toda a Bahia. Este ano, como destaque, a festa prestará uma homenagem póstuma a uma das maiores atrações dos festejos juninos na Bahia, o cantor e compositor Zelito Miranda, morto em 2022 e famoso pelo seu “forró temperado”.

Além de promover shows na capital, o Governo vai apoiar prefeituras de municípios de diferentes regiões do estado, contribuindo para a realização dos festejos de São João. As ações envolvem ainda o reforço da estrutura em áreas como saúde e segurança, para que população possa aproveitar as festas juninas com maior tranquilidade.

Artistas de projeção nacional como Flávio José, Pablo, Wesley Safadão, Maiara e Maraísa, Xand Avião, Thiago Aquino, Jeanne Lima, Adelmáro Coelho e Leo Estakazero são alguns nomes confirmados nos festejos juninos em Salvador, que vão do dia 22 junho a 02 de julho, data do Feriado da Independência na Bahia..

Economia aquecida – As estimativas mais recentes do Ministério do Turismo estima que o São João na Bahia vá movimentar uma economia de R$ 2 bilhões, com a circulação de aproximadamente 2 milhões de pessoas pelos municípios. Para garantir a festa no interior do Estado, foram investidos mais de R$ 100 milhões em infraestrutura de serviços em apoio a mais de 300 municípios de pequeno e médio porte, como saúde, segurança, e contratação de artistas.

Os principais destinos são Vitória da Conquista, Ibicuí, Santo Antonio de Jesus, Amargosa, Cruz das Almas, além de cidades do Recôncavo Baiano e da Região Metropolitana de Salvador, como Cachoeira, São Francisco do Conde, Candeias, Camaçari e Lauro de Freitas. Mais da metade das pessoas que viajam para o interior do Estado é da capital baiana, de carro ou de ônibus, que este ano terá no Terminal Rodoviário de Salvador mais de mil horários extras entre os dias 20 e 30 de junho.

Compartilhar: