简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Gastronomia > Abará, o irmão gêmeo do acarajé, no tabuleiro da baiana

Abará, o irmão gêmeo do acarajé, no tabuleiro da baiana

Publicado em: 18/07/2019
Por: Adilson Fonsêca/Paulo Sampaio


Quando se fala que baiano tem que ser diferente. É porque em tudo, até mesmo nas tradições herdadas da ancestralidade africana, ele coloca o seu molho.Literalmente a comida baiana leva o molho apimentado de uma cultura que se misturou com todas as demais culturas e por isso mesmo se tornou única no Brasil e no mundo. E o abará, aquele bolinho de feijão que fica ao lado do acarajé é uma dessas baianidades.

Preparado com os mesmos preceitos das religiões de matrizes africanas e trazendo na sua origem a marca deixada pelos antigos escravos africanos nas ruas do centro Histórico, o Abará é uma iguaria que nem sempre é lembrada por baianos e turistas, mas que, tal como acarajé, é item imprescindível em qualquer tabuleiro de baianas.

Com a mesma forma d e preparo, levando o feijão fradinho descascado e machucado, com o toque do azeite de dendê e do camarão seco, o Abará se diferencia do acarajé por ser cozido, envolto em palha de bananeira verde, enquanto o acarajé é frito diretamente no tacho de azeite de dendê.

O que é – O Abará é um bolinho de feijão-fradinho moído cozido em banho-maria e embrulhado em folha de bananeira. Além de ser típico da culinária da África e da cozinha baiana, é parte integrante da comida ritual do candomblé. O termo “Abará” é oriundo do termo iorubá abará.

O toque baiano – Na suja origem, tal como no acarajé, o Abará era servido sem qualquer ingrediente adicional, vendidos pelas baianas do Centro Históricos e servidos nos rituais da religiões de matrizes africanas.

Com a tipicidade dos baianos, ganhou recheio do vatapá, que é uma espécie de purê com miolo de pão ou farinha de trigo cozido no azeite de dendê, o molho de camarão, que vem com os camarões inteiros e cozidos no azeite, e o caruru, que é o quiabo cortado miúdo.

E é claro, como toda comida baiana, o molho de pimenta. Diferente dos tradicionais molhos cheios de tempero verde, o molho do Abará e do Acarajé é feito apenas com pimenta torrada e depois cozida no azeite, que lhe dá aquela coloração escura e com bastante ardor.

Compartilhar: